GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sexta-feira, 20 de janeiro de 2023

SANTA CRUZ - RUIM DE FINALIZAÇÕES

Um cenário explicado em números: Santa Cruz mantém volume de jogo, mas piora finalizações

Com três chutes, o meia Anderson Ceará foi o que mais finalizou certo até aqui no Estadual (Foto: Rafael Vieira/FPF)


Apesar de manter um bom volume de jogo e até melhorar fundamentos, o time teve um decréscimo em arremates ao longo dos três últimos jogos


O empate sem gols com o Porto acendeu um alerta no Arruda. Após três empates na largada do Pernambucano, o técnico Ranielle Ribeiro elevou o tom de cobrança sobre a equipe do Santa Cruz. Embora aponte que o time segue mantendo um bom volume de jogo, as críticas do treinador recaem especificamente sobre o setor ofensivo. Para explanar o ponto de vista do treinador, a reportagem se debruçou sobre os dados do portal Footstats, para analisar o desempenho do time coral nos três jogos do Estadual.

E de fato, é notória a queda de rendimento ofensiva, ainda que haja toda uma temporada a ser cumprida. Do jogo contra o Afogados para o empate com o Porto, o time caiu de 21 finalizações na estreia, para apenas 13 tentativas na última partida.

Levando em consideração o nível de aproveitamento das 54 finalizações realizadas até aqui no Estadual, apenas 13 foram em direção à meta adversária, com quatro gols marcados. Um percentual de 24% de acerto, ou apenas um chute certo a cada quatro realizados. Para se ter ideia, no jogo com o Porto o Tricolor só acertou a barra duas vezes, seu pior rendimento até aqui.

Outro ponto que justifica a cobrança sobre o setor ofensivo é o fato que o time tem mantido um bom volume de jogo. Começando pela posse de bola, o time teve maior controle nos três jogos. Apenas no primeiro tempo do clássico, o Náutico foi levemente superior na posse, com o Tricolor dominando todos os demais.

Dado que também encontra explicação no bom aproveitamento nos passes. O Santa Cruz tem trocado cerca de 345 passes certos por jogo, contra 31 errados. O que dá uma média de 91,7% de acerto no Estadual. A efeito de comparação, inclusive, o Tricolor tem um nível de precisão maior que Náutico e Sport, que têm acertado 89,9% e 89,3% dos seus passes.

Mais até, há alguns indicadores que também vêm melhorando ao longo dos jogos, seja na defesa ou na construção das jogadas. Nos desarmes, o time evoluiu de sete para 12 realizados por jogo, e nos dribles corretos, os corais cresceram de sete para 10 por partida.

“Não temos uma terra arrasada. Não está tudo errado. Não podemos pensar dessa forma. O torcedor tem que estar chateado, e todos nós estamos porque poderíamos ter saído com um resultado melhor, não só (contra o Porto), como nas duas primeiras partidas também. Deixamos a vitória escapar por um capricho de não sermos tão cirúrgicos como deveríamos, faltando tranquilidade e sabedoria para definir. Mas faz parte do processo”, avalia o técnico Ranielle Ribeiro.

Finalizações

54 no total

Certas (24,07%)
Total: 13
Média: 4,3 por jogo

Erradas (75,93%)
Total: 41
Média: 13,6 por jogo

Finalizações | jogo a jogo

Santa Cruz x Afogados: 5 certas | 16 erradas
Certas: Anderson Ceará (2), Arthur Santos (1), Dagson (1) e Gabriel Popó (1)  

Santa Cruz x Náutico: 6 certas | 14 erradas
Certas: Anderson Ceará, Arthur Santos, Dagson, Hugo Cabral, Lucas Silva, Yan Oliveira

Porto x Santa Cruz: 2 certas | 11 erradas
Certas: Gabriel Popó (1) e Hugo Cabral (1)

Troca de Passes

1129 no total

Passes certos (91,76%)
Total: 1.036
Média: 345,3 por jogo

Passes errados (8,24%)
Total: 93
Média: 31 por jogo

Santa Cruz x Afogados: 351 certos | 31 errados
Santa Cruz x Náutico: 335 certos | 33 errados
Porto x Santa Cruz: 350 certos | 29 errados

Posse de bola

Santa Cruz 61,29% x 38,71% Afogados
Santa Cruz 55,01% x 44,99% Náutico
Porto 40,52% x 59,48% Santa Cruz

Dribles

Santa Cruz x Afogados: 7 certos | 1 errado
Santa Cruz x Náutico: 6 certos | 6 errados
Porto x Santa Cruz: 10 certos | 3 errados

Desarmes

Santa Cruz x Afogados: 7 certos | 2 errados
Santa Cruz x Náutico: 11 certos | 1 errado
Porto x Santa Cruz: 12 certos | 2 errados

Fonte: Footstats

Nenhum comentário:

Postar um comentário