GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quarta-feira, 25 de janeiro de 2023

SPORT - LUTO NA ILHA DO RETIRO

Falece o ex-diretor do Sport Clovis da Silveira Barros, último membro do 'Trio CBS' da Ilha

Clovis da Silveira Barros Filho, 'Coca' foi um dos responsáveis pelo resgate do Leão da Ilha (Foto: Divulgação/Sport)


Ao lado dos amigos João Brito e Samico, os dirigentes protagonizaram episódios históricos, como o 'resgate' do Leão da Praça da Bandeira


Uma perda irreparável na história do Sport Club do Recife. Faleceu de causas naturais nesta quarta-feira (25), aos 92 anos, o ex-conselheiro, atleta, sócio benemérito e diretor do Clube nos anos 60 e 70, Clovis da Silveira Barros Filho. Mais conhecido como ‘Coca’, era famoso na Ilha do Retiro por ter protagonizado ao lado dos amigos e também ex-dirigentes, João Brito e Samico o ‘Trio CBS’, responsáveis por lutar fervorosamente pelo Leão e tirar o sono dos rivais, Náutico e Santa Cruz.

Em nota oficial emitida pelo clube, o presidente do Sport, Yuri Romão, lamentou o falecimento do ex-dirigente, que também chegou a ser eleito vereador na cidade do Recife. “Clovis foi um grande e fervoroso torcedor com serviços prestados à nossa história. Presto, em nome do Clube, a minha solidariedade para todos que eram próximos a ele e agradeço pela dedicação em prol do Sport”, disse.

Na construção da mitologia do Sport, são inúmeras histórias e episódios marcantes que envolvem o Trio CBS. A mais importante delas, diz respeito ao famoso ‘furto’ (ou resgate para os rubro-negros) do Leão da Praça da Bandeira. A reportagem do Esportes DP ouviu o célebre jornalista Lenivaldo Aragão, que relembra como a estátua foi transferida para as dependências da Ilha.

“O futebol pernambucano vivia a hegemonia do Náutico no Estadual, na época do seu Hexacampeonato. Em um desses títulos, os alvirrubros pintaram o Leão de vermelho e brando e foi a maior gozação. Aí, para o episódio não se repetir o ‘Trio CBS’ conseguiu tirar o Leão na surdina. Quando foram pintar, já não tinha mais o Leão. Estava na sede do Sport. Tempos depois, eles conseguiram junto à Prefeitura do Recife a permanência oficial na Ilha”, conta Lenivaldo Aragão.

Se o hino do clube diz ‘Pelo Sport, tudo’, o Trio levava a sério. E na ‘gréia’ também. Lenivaldo conta que os três também proporcionaram histórias jocosas de gargalhadas. Quando o Náutico tentava o Hepta, em 1969, e estava há cinco anos invicto nos Aflitos, os três foram aconselhados pelo Pai de Santo Edú a levar um bode até o estádio no clássico.

Coca forneceu o animal, e o ex-centroavante Ilo o soltou dentro do gramado dos Aflitos antes do jogo. Depois de muito tumulto e algazarra nas arquibancadas, o animal, assustado, ficou preso na rede da barra da Rua da Angustura. Superstição, ou não, foi nela onde o Sport conseguiu o gol da vitória por 1 a 0, com gol contra do zagueiro Newton dos Santos, ex-atleta rubro-negro.

“Naquela época não existia essa violência. A rivalidade era levada na base da brincadeira, e eles três traziam um bom humor sadio para o futebol. Ao mesmo tempo, eram muito batalhadores pelo Sport. Representaram o clube, em uma época onde não havia patrocínios no futebol e o clube tinha que se virar com as verbas de bilheteria e doações que a diretoria conseguia”, completa.

Além do presidente do Sport, outros rubro-negros expoentes também lamentaram o faleciemento de Clovis Barros, como os ex-presidentes Milton Bivar e Jarbas Guimarães, além do ex-dirigente Clélio Falcão. 

DP

Nenhum comentário:

Postar um comentário