GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2023

CAMPEONATO PERNAMBUCANO

Após pior '1º turno' em cinco anos, Santa Cruz visita Salgueiro para começar reação no PE

Santa Cruz tem um aproveitamento de apenas 44,4% nesse início de Estadual (Foto: Rafael Vieira/FPF)


Tricolor soma apenas oito pontos e corre o risco de não disputar a fase de mata-mata do título do Campeonato Estadual caso não reaja


Recém completados 109 anos de existência, as comemorações do Santa Cruz passam longe dos resultados no Campeonato Pernambucano. Fora da zona de classificação para a próxima fase, o Tricolor vive seu pior rendimento de início do Estadual dos últimos cinco anos, e precisa reagir para não vivenciar mais um vexame histórico. Reação que pode ter seu ponto de partida neste sábado, contra o Salgueiro, às 16h30, no Cornélio de Barros. Somando apenas uma vitória e cinco empates, o Santa tem um aproveitamento de apenas 44,4%, que se considerada como uma espécie de ‘1º turno’, é o pior nos últimos cinco anos. Desde 2018 o Tricolor não tem a primeira metade do Pernambucano tão ruim. Naquela ocasião, o campeonato possuía onze clubes participantes - enquanto hoje tem 13 equipes - e o time somou um rendimento de 40%, com uma vitória, três empates e uma derrota, avançando de fase na 6ª colocação, com mais uma vitória e outros quatro empates.

Para 2023, porém, a recuperação precisa ser mais expressiva. Em 2018 o Santa terminou a primeira fase atrás de Central, Salgueiro e Vitória. Logo, caso repita esse cenário, o time não terá direito a uma das três vagas da Série D de 2024. Hoje, os corais estão atrás de quatro times que pleiteiam esse posto na tabela: Retrô, Salgueiro, Central e Porto.

Logo, o jogo com o Salgueiro é, além de tudo, um confronto direto. E pontuar no Sertão, depois de um empate sofrido contra o Petrolina, amenizaria as cobranças que já se tornam maiores quanto ao rendimento da equipe. Ainda mais caso conquiste uma vitória no Cornélio de Barros, o que só aconteceu quatro vezes em 21 partidas, a última em 2017.

Vivendo seu maior momento de pressão por resultados desde que assumiu o Santa Cruz, Ranielle Ribeiro se mostra tranquilo em relação ao comando, mas admite que o rendimento precisa melhorar. Logo, o time deve apresentar mudanças significativas na escalação. Apesar de precisar improvisar novamente na lateral esquerda, pela lesão de Ian Rodrigues, o técnico ganha a opção de Felipe Gedoz, regularizado, mesmo ainda sem estar 100% na sua forma física. Alemão também deve retornar à zaga, para dar mais experiência ao time.

Por sua vez, o Salgueiro chega embalado após a vitória sobre o Caruaru City, sua segunda na competição. Na 4ª colocação, o Carcará tenta seguir não só no G6, mas nessa condição de tabela que garantiria o jogo pela quarta de final no Cornélio de Barros, onde é sempre um páreo duro. Entretanto, o time precisa voltar a se impor sobre o Trio de Ferro. A única derrota até aqui na competição aconteceu justamente em casa, para o Sport.

FICHA TÉCNICA
Salgueiro

César Tanaka; Gabriel, Gustavo, Luis Eduardo e Wesley; Anderson Recife, Gaspar, e Samuel; Bartô (Hebert), Juankelsen e André. Técnico: Marcos Tamandaré.

Santa Cruz

Geaze; Tharlles, Alemão, Ítalo Melo (Yan Oliveira) e Jadson; Daniel Pereira (João Erick ou Baraka), Arthur Santos, Anderson Ceará e Anderson Paulista (Felipe Gedoz); Lucas Silva e Pipico. Técnico: Ranielle Ribeiro.

Local: Cornélio de Barros, em Salgueiro-PE
Hora: 16h30
Arbitragem: José Woshington (PE)
Assistentes: Ricardo Chianca (PE) e Gilberto Freire (PE)

DP

Nenhum comentário:

Postar um comentário