GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2023

CARNAVAL 2023

Recife já se veste para o Carnaval de 2023

Wagner Ramos/ PCR


Quem passou pelo centro da cidade recentemente, já pôde conferir o clima de alegria que toma conta das ruas, com a capital do frevo - literalmente - entrando no clima. O Recife está se vestindo com todas as cores para matar a saudade do Carnaval. A decoração, concebida pela Prefeitura do Recife, vai se concentrar no Recife Antigo e arredores, onde estão os maiores e mais movimentados polos da festa. 

O tema é #VolteiRecife. A assinatura dos elementos  ficou a cargo do arquiteto e ilustrador Adriano Marcusso, que também teve como inspirações verdadeiros gigantes da arte contemporânea pernambucana como Lula Cardoso Ayres e Abelardo da Hora. 

A geometrização e a modulação das formas, junto com uma paleta de cores contemporânea, criam uma linguagem inovadora para a manifestação popular que marca o recomeço, a esperança e a alegria. O uso de linhas retas e ângulos precisos dos personagens remete à obra de artistas pernambucanos que conseguiram tão bem representar o nosso Carnaval. Todas as vertentes da cultura popular estão representadas, num encontro do moderno com o clássico, do tradicional com o inovador e, para o ciclo momesco, foram criados cerca de 40 personagens que envolvem brincantes e brinquedos da cultura popular e do Carnaval de rua em suas mais diversas vertentes, numa folia inclusiva.

Quem chegar ao bairro histórico vai, literalmente, mergulhar no colorido da festa. As quatro pontes de acesso ao Recife Antigo, a do Limoeiro, Buarque de Macedo, Maurício de Nassau e Giratória, ganharão os tradicionais pórticos de entrada, nas cores e motivos do Carnaval. A Buarque de Macedo e a Maurício de Nassau ganharão ainda decoração suspensa: serão cobertas por serpentinas de led e pendentes coloridos, numa alusão a um dos mais emblemáticos símbolos dos carnavais de todos os tempos. 

A Rua do Bom Jesus, Avenida Rio Branco e Praça do Arsenal também terão elementos suspensos, colorindo o céu da festa com fitas, tecidos e iluminação paisagística nas árvores e postes. Além disso, por todo o bairro, serão espalhados totens decorativos e de serviços com quatro metros de altura, evocando os elementos decorativos da festa e distribuindo informações importantes para os foliões. 

O Pátio de São Pedro e o Pátio do Terço, cenários que também protagonizam a folia, recebendo programações importantes e históricas, como a Noite dos Tambores Silenciosos, que traduzem com perfeição o sincretismo entre fé e festa que o Carnaval do Recife evoca e celebra, ganharão pórticos decorativos, para acolher seus também coloridos públicos.

No Marco Zero, o grandioso palco, que recebe os principais shows da festa, tem 70 metros de largura e 43 de profundidade, com moldura toda coberta por painéis de led que trarão fotos, grafismos, elementos decorativos e até informações sobre a programação e polos dos arredores. 

A estrutura contará com uma novidade, que promete ampliar os horizontes da folia, garantindo visibilidade para o público que estiver na Marquês de Olinda, na Alfredo Lisboa e na Rio Branco. A passarela, onde artistas e agremiações desfilam seus espetáculos, irá avançar em direção aos galpões do cais, ganhando quase o dobro da área cênica de que dispunha nos anos anteriores.

DP

Nenhum comentário:

Postar um comentário