GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2023

CARNAVAL 2023

PCR divulga o balanço do Carnaval de 2023

O Carnaval de 2023 movimentou mais de R$ 2,6 bilhões, contou com mais de 2,7 milhões de foliões (Sandy James/DP)


O tão aguardado Carnaval de 2023 chegou ao fim. Nesta quarta-feira (22) às 14h30, a Prefeitura do Recife (PCR) realizou uma coletiva para demonstrar o balanço do carnaval que ficou dois anos sem ir às ruas. A reunião contou com a imprensa e o prefeito João Campos, juntamente com seus gestores envolvidos no retorno desta festividade, apresentando os dados detalhados do Carnaval do Recife deste ano. 

Durante a coletiva, foram apresentados os dados com participação de mais de 2,7 milhões de foliões, no qual puderam brincar carnaval nos 44 polos, com mais de 1 mil horas de música e 2800 apresentações, contando com diversas atrações pernambucanas. "Foram mais de 95% das atrações daqui da nossa terra, com mais da metade das atrações da cultura popular, um carnaval democrático. Um carnaval presente em todas as regiões da nossa cidade, onde valorizamos a cada um que trabalha fazendo cultura", destacou o Prefeito João Campos.

Após uma espera de dois anos sem folia, diante a covid-19, a PCR realizou uma preparação especial para o Carnaval de 2023, em especial o turismo, segundo Associação Brasileira da Indústria Hoteleira em Pernambuco (ABIH-PE) foram mais de 95% de ocupação hoteleira. "Tivemos vários hotéis lotados no Recife, cheio de turistas, os turistas confraternizando junto com os pernambucanos, responsáveis por fazer nosso carnaval. Vale ressaltar que o aumento da permanência média foi de 5 noites, antes era de 4 noites, assim como o aumento do capital que o turista deixa em nossa capital, injetando renda a bares, restaurantes, hotéis e tantos outros estabelecimentos. Realizamos atendimentos nos shoppings, Terminal Integrado de Ônibus e hotéis, a Central do Carnaval ajudou os turistas a ter a melhor experiência em passar o carnaval no Recife", ressaltou a Secretaria de Turismo, Cacau de Paula.

A expectativa foi de ter aumento no número de foliões, algo que a PCR projetou um atendimento especializado para mulheres, crianças e foliões com deficiência. 

MULHERES
A Secretaria da Mulher promoveu 22 mil abordagens preventivas durante o Carnaval, distribuindo 50 mil exemplares do manual "Como não ser um Babaca no Carnaval". Além disso, 30 mil leques com informações em português e 15 mil inglês foram entregues, além
de 10 mil adesivos. No período, o Centro de Referência Clarice Lispector realizou 12 atendimentos presenciais, 29 pelo canal via WhatsApp e 12 através do serviço "Liga Mulher". 

CRIANÇAS 
Durante o Carnaval, a Central da Mulher recebeu a visita de 221 pessoas que receberam informações e encaminhamentos. Na Central do Carnaval foi realizado o empulseiramento de mais de 11,5 mil crianças com o objetivo de garantir a segurança, caso se perdessem, pois estariam identificadas para serem levadas de volta aos pais ou responsáveis. A pulseira continha informações dos nomes e os contatos dos responsáveis pelas crianças. 

ACESSIBILIDADE 
A Central de Direitos Humanos e Acessibilidade foi visitada por cerca de 200 foliões, que receberam atendimento acessível com intérpretes de libras, programação em braile para consulta e voluntários treinados em acessibilidade. Já no Camarote da Acessibilidade do Galo da Madrugada, mais de mil pessoas se inscreveram por meio do Conecta Recife. E no Sábado de Zé Pereira, o espaço inclusivo montado no Pátio do Carmo, na Avenida Dantas Barreto, recebeu 400 foliões, entre pessoas com deficiência e seus acompanhantes.

O palco do Marco Zero contou com tradução em Libras e Audiodescrição. Além dos intérpretes de libras e equipamentos de audiodescrição, a pessoa com deficiência que foi prestigiar os shows no Marco Zero contou com um espaço acessível em frente ao palco, o frontstage, para curtir a folia juntamente com seus respectivos acompanhantes. Além do Marco Zero, todos os demais palcos do Carnaval do Recife 2023 contaram com espaço acessível para receber foliões com deficiência.

SAÚDE 
O esquema montado pela Secretaria de Saúde do Recife foi especial para atendimentos de urgência, serviços de prevenção a doenças e orientações à população ao longo do Carnaval deste ano. Foram mais de 2 mil profissionais escalados para garantir assistência aos foliões, 36 ambulâncias e 40 motolâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e 13 unidades de saúde que atenderam diversas especialidades. O Samu realizou cerca de 700 atendimentos no Galo da Madrugada e no posto fixo instalado na Avenida Alfredo Lisboa, no Bairro do Recife, redução de 33% em relação ao último Carnaval, foram mais de 1 mil atendimentos.

Nas 13 unidades de saúde espalhadas na cidade foram realizados mais de 3,6 mil atendimentos, com destaque para as especialidades de clínico geral e pediatria. Desse total, mais de 3,5 mil  pacientes foram atendidos nos Serviços de Pronto Atendimento (SPA) e apenas 153 precisaram de transferência para outras Unidades da Rede Estadual - uma resolutividade de 95%. Cerca de 160 agentes redutores de danos distribuíram 40 mil garrafas plásticas para substituir as de vidro, além de 14 mil materiais educativos sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). No Carnaval, foram realizados 4.116 testes para HIV, Sífilis e Hepatites. A "Estação Bem-Estar", grande novidade da Sesau no Carnaval desse ano, realizou quase 1 mil atendimentos nos trabalhadores formais e informais que atuaram nos festejos, entre auriculoterapia, ventosaterapia, massagem e reflexologia podal.

Por: Weverton Mello

Nenhum comentário:

Postar um comentário