GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2023

CARNAVAL 2023

Galo Gigante de pé na Ponte Duarte Coelho: foliões aprovam alegoria e elogiam mensagem antirracista

Galo gigante - Foto: Alfeu Tavares/Folha de Pernambuco


Galo Preto Ancestral faz reverência às agremiações de matrizes africanas



Um dos maiores símbolos dos festejos de Momo em Pernambuco, o Galo Gigante amanheceu de pé na Ponte Duarte Coelho, na região central do Recife, nesta sexta-feira de Carnaval (17). Ao redor da alegoria, que tem 28 metros de altura, foliões caíram no frevo e reservaram um tempo para tirar fotos e apreciar o Galo. 

O Galo Gigante de 2023, assinado pelo artista plástico Leopoldo Nóbrega e pela designer Germana Xavier, caiu nas graças da população. Para o cantor Anderson Ribeiro, 36, o significado por trás dos adornos que compõem a alegoria faz com que o Galo fique ainda mais bonito; neste ano, a inspiração para o design foram as ancestralidades afro-brasileiras.

“O Galo está maravilhoso, representando a raça negra, com dreads e muito bonito. Estávamos esperando o Galo há dois anos e tivemos uma ótima resposta. A organização está de parabéns”, comentou Anderson, 

Entre os que foram à Ponte Duarte Coelho para contemplar o Galo, havia até quem não gostasse do Carnaval. A aposentada Severina Santos, 73, foi tirar fotos com a alegoria e teceu elogios ao conceito por trás do design. “Está lindo! Sempre são bonitos, mas neste ano, com essa homenagem à minha raça, minha cor, ficou ainda melhor”, diz Severina, que vai festejar o Carnaval em casa.

A pedagoga Guida Barreto, 58, colocou a versão 2023 no rol dos galos mais bonitos da história.“Está a coisa mais linda desse mundo. Um dos mais lindos até hoje. É um símbolo do nosso carnaval pernambucano e deve ser valorizado”, comentou. 

O “Galo Preto Ancestral” homenageia a cultura afro-brasileira e traz elementos étnicos e afrofuturistas. A proposta, de acordo com os idealizadores, busca trazer uma reflexão sobre o racismo estrutural. Ao redor do Galo, foram colocadas mensagens antirracistas; no chão da Ponte Duarte Coelho, foi pintada a frase “Recife sem racismo”.

Por Portal Folha de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário