GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

COBRANÇA DOS PROFESSORES

Professores aprovados em concurso público fazem protesto e cobram convocação ao governo



Professores aprovados no concurso público de 2022 realizaram, hoje, um protesto no Centro do Recife. Eles cobram a convocação para entrar na rede pública estadual. Ao todo, são 2.970 docentes aprovados no concurso, homologado pelo estado em dezembro do ano passado. A seleção também aprovou quase dez mil professores para o cadastro de reserva.

Organizado pela Comissão dos Aprovados no concurso da Secretaria de Educação e Esportes (SEE), o ato começou na Praça da Independência. A manifestação conta com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores em educação (Sintepe). As informações são do portal G1/PE.

Os integrantes do movimento seguiram até o Palácio do Campo das Princesas, sede do governo, no bairro de Santo Antônio. O concurso de 2022 foi realizado sete anos depois da seleção anterior, de 2015. Mesmo com a falta de docentes em salas de aula, a comissão e o sindicato dizem que não há mobilização para efetivação desses contratos.

“Entregaremos um ofício ao governo, exigindo a convocação imediata desses concursados. Pernambuco tem mais professores temporários do que efetivos e burla a Constituição Federal”, declarou a presidente do Sintepe, Ivete Caetano.

Ivete se referiu à atual realidade dos quadros da educação pública do estado. A rede estadual tem 18 mil professores efetivos e cerca de 20 mil docentes com contratos temporários.

“Tem gente com contratos temporários do que deveria. Esse tipo de relação de trabalho é para eventualidades. Isso é uma ilegalidade”, acrescentou Ivete Caetano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário