GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

terça-feira, 28 de fevereiro de 2023

CORAÇÃO RECEBIDO

Após dois meses de espera, mulher recebe coração que "viajou" de Caruaru ao Recife de helicóptero

Coração "viajou" de helicóptero - Foto: Divulgação/PRF



Transporte durou cerca de 35 minutos, no domingo (26)



Um coração destinado a uma mulher de 46 anos que tinha quadro de insuficiência cardíaca e estava há dois meses na fila de espera por um transplante foi transportado de helicóptero de Caruaru, no Agreste Central de Pernambuco, ao Recife, no domingo (26). 

A ação foi feita de forma integrada entre a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

O voo pela vida durou 35 minutos em um percurso que levaria cerca de duas horas por via terrestre. O Hospital Regional do Agreste, de Caruaru, responsável pela captação do órgão, disse que o procedimento, considerado de alta complexidade, deve ser feito em até quatro horas após a retirada, para evitar riscos de infecção.

O coração foi transportado dentro de uma caixa térmica. Todo o procedimento foi acompanhado por dois médicos, que garantiram a conservação do órgão até seu destino.

O coração saiu de Caruaru por volta das 17h35 e chegou ao campo do Derby, na área central do Recife, de onde foi transportado de ambulância e chegou preservado ao Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip).

O coração era de um homem de 39 anos, que era doador de órgãos. “A captação só foi possível graças à autorização da família do doador, que sofreu acidente de trânsito. A vítima teve morte encefálica confirmada nesse domingo e, prontamente, a família teve a sensibilidade de dizer sim para a doação e poder salvar outras vidas”, pontua a coordenadora da Central de Transplantes Macrorregional Caruaru, Raianne Monteiro.

“É importante destacar o trabalho de toda a equipe do HRA que se empenhou para realizar a captação, desde o diagnóstico da morte encefálica do paciente até a sensibilização da família em relação à doação”, ressalta a diretora geral do HRA, Guacyra Pires.

Em nota, o Imip informou que o transplante cardíaco foi realizado com sucesso. "A paciente encontra-se na UTI, estável e com evolução satisfatória", disse o hospital.

Também foram captados rins, fígado e córneas. O fígado foi para uma mulher de 40 anos portadora de uma doença genética chamada poliamiloidose. Os rins e as córneas vão para receptores ainda não definidos.

Em Pernambuco, foram realizados 1.375 transplantes em 2022, entre órgãos sólidos e tecidos. Atualmente, o Estado tem 2753 pessoas aguardando um órgão.

Pode ser doador qualquer pessoa que venha a morrer por morte encefálica e que sua família autorize a doação dos órgãos ou tecidos. Algumas poucas doenças, como alguns tipos de câncer e o HIV, impedem a doação. Para doar córneas, o doador pode ter tido morte com coração parado.

Por Fabio Nóbrega

Nenhum comentário:

Postar um comentário