GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2023

ESTRADAS FECHADAS

Temporal no litoral de SP deixa 36 mortos e põe região em calamidade

São Sebastião registrou alagamentos e deslizamentos. Foto: Divulgação/Prefeitura de São Sebastião


Ubatuba e São Sebastião foram mais atingidos; cerca de 50 casas desabaram e equipes buscam desaparecidos


O número de mortes devido ao temporal recorde que atingiu o litoral norte de São Paulo neste fim de semana chegou a 36. Segundo último boletim do Governo do Estado, foram confirmados 35 óbitos em São Sebastião, além da morte de uma criança em Ubatuba. Ao menos cinco das vítimas fatais são crianças.

Ao menos 40 pessoas estão desaparecidas, sendo 36 na Barra do Sahy e outras quatro em Juquehy. Equipes de resgate continuam, nesta segunda-feira, 20, a busca por sobreviventes.

Os serviços de água, luz e telefonia estão comprometidos em razão da queda de postes e a entrada de sedimentos nas estações de tratamento de água. As concessionárias responsáveis atuam para restabelecer o fornecimento dos serviços essenciais. A prioridade é o socorro às vítimas e o fornecimento aos mais de 970 desalojados e 747 desabrigados, informou o governo de São Paulo.

O prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto (PSDB), afirmou neste domingo que 50 casas desabaram na cidade e que há vítimas sob os escombros: “Cena assustadora”.

Na costa sul de São Sebastião, onde a situação é crítica, moradores ficaram ilhados e aguardam a chegada de doações e atendimento médico.

As tempestades provocaram alagamentos, deslizamentos e interditaram trechos das rodovias Rio-Santos, Mogi-Bertioga e Tamoios, que foi totalmente liberada por volta das 21h30.

Segundo a Defesa Civil, o volume de chuva entre sábado e domingo supera o esperado para todo o mês de fevereiro em três das quatro cidades do Litoral Norte (São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Ubatuba), região fortemente castigada pelos temporais.

Em São Sebastião, cidade fortemente atingida pelo temporal, o volume de chuva foi de 627 milímetros, o dobro esperado para o mês.

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), decretou estado de calamidade em Guarujá, Bertioga, São Sebastião, Caraguatatuba, Ilhabela e Ubatuba. Ele viajou neste domingo para São Sebastião, ao lado do coordenador estadual da Defesa Civil, Coronel Henguel Ricardo Pereira. Um comitê de gerenciamento de ações foi montado para atender aos desabrigados e aos desalojados.

A Defesa Civil alerta que há riscos de novos deslizamentos e desmoronamentos de residências, devido ao solo encharcado. Mais de 130 equipes, com o apoio de 23 viaturas e sete aeronaves, estão empenhados em operações de resgate de mais vítimas, concentradas na região da Barra do Sahy e Camburi, em São Sebastião. Outros 80 policiais reforçam as atividades. Os trabalhos de perícia e identificação das vítimas é realizado em parceria pela Polícia Técnico-Científica, por meio do Instituto de Criminalística (IC) e o Instituto Médico Legal (IML), em parceria com o Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD).

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que deve viajar ao litoral de SP ainda hoje e que o governo federal está à disposição para atuar nas áreas atingidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário