GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

terça-feira, 28 de fevereiro de 2023

FUTEBOL PERNAMBUCANO

FALIDO! MAS SEM CRÍTICAS

O presidente da Federação Pernambucana de Futebol, Evandro Carvalho, não digeriu bem as críticas feitas pelo técnico do Sport, Enderson Moreira, a quem chamou de “moleque”, e fez ameaças pessoais ao profissional, no programa do Jorge Soares, na Rádio Clube, caso o mesmo venha a tecer novas críticas, ao “fantástico” Campeonato Pernambucano, cuja décima rodada começou a ser disputada no domingo (26/02/23); segue nesta terça-feira (28/02/23); tem um jogo programado para o próximo sábado (04/03/23), e ninguém sabe quando será concluída porque o confronto do Íbis com o Náutico, não se sabe quando será realizado.

A Lei da Mordaça faz parte da cultura do futebol pernambucano. Vez por outra aparece “um dono do mundo” se achando mais que as “Calçolas de Odete”. São muitos os exemplos vindos da FPF, e dos clubes, de dirigentes que ameaçaram repórteres e comentaristas; agrediram, ou tentaram agredir; pediram a cabeça dos profissionais nas empresas onde trabalhavam; proibiram o acesso de muitos outros em locais de treinos e jogos... Confesso que, no ano 23 do Século XXI, fica difícil lidar com esse tipo de coisa.

Yes! Seguimos na idade da pedra.

Agora sei o porquê da debacle do nosso futebol nos últimos vinte anos. Os números nos foram repassados pelo mestre, José Joaquim Pinto de Azevedo, numa dessas tuitadas que chega a levantar poeira na internet:

“A decadência do futebol de Pernambuco é retratada nos últimos 20 anos. No Ranking da CBF, em 2003, o SPORT era o 14º colocado; em 2006 caiu para a 16ª posição e este ano, em 2023, ocupa o 26º lugar. O SANTA CRUZ, em 2003 era o 21º colocado; desceu para a 22ª posição em 2010, e agora figura como o 59º colocado. O NÁUTICO era o 22º colocado em 2003; em 2010 foi para o 21º lugar, e atualmente, está no 37º lugar. A FPF era a 5ª colocada no Ranking da CBF em 2003. Atualmente está na 10ª posição”.

Bom! Contra números não há argumentos.

Não tenho a certeza, mas acredito que a Federação Pernambucana de Futebol seja a única entidade no Brasil que promove um campeonato profissional, o seu principal produto, com um número ímpar de clubes: 13. É um show!

Recentemente, a convite do vice-presidente, Pedro Lacerda, participei de um encontro na sede da FPF, onde o presidente, Evandro Carvalho, fez uma exposição de fatos, que nos deixou com a quase certeza de que, os Campeonatos Estaduais estão com o prazo de validade definido. Acredito que, com mais cinco anos os primos pobres do futebol brasileiro morrerão por inanição imposta por um calendário troglodita.

Quando chegar o dia do apito final, haverá uma festa com direito a bolinhos e guaraná. Afinal, não haverá mais motivos para críticas. Ninguém fala dos mortos.

Ah! Este encontro que houve na sede da FPF, com profissionais que têm, uma história relevante, de serviços prestados ao futebol pernambucano, desrespeitosamente, foi chamado de: “Reunião com a Turma do Pijama”.

Com tanto barulho, e como estamos vivenciando a Quaresma, o melhor é recorrer à Bíblia:

“Pai perdoa-lhes eles não sabem o que fazem”.

Será que a Lei da Mordaça permite citar a Bíblia?

Eita! Quase esqueço: amanhã, tem Sport x Íbis, na Ilha do Retiro, válido pela primeira rodada do Pernambucano.

Recado para Enderson Moreira: “CALADO!”.

CLAUDEMIR GOMES

Nenhum comentário:

Postar um comentário