GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

domingo, 12 de fevereiro de 2023

GARIMPO ILEGAL

PF identificou financiadores do garimpo ilegal em terras yanomami



A PF (Polícia Federal) já identificou responsáveis por financiar o garimpo ilegal na TI (Terra Indígena) Yanomami, segundo o diretor de Meio Ambiente da corporação, delegado Humberto Freire.

“Já há uma investigação pretérita que fez essas identificações e essas pessoas serão identificadas, indiciadas e responderão na medida da culpabilidade“, afirmou. A declaração foi dada em entrevista à GloboNews nesta 6ª feira (10.fev.2023).

Freire disse ainda que a PF instaurou um inquérito só para apurar a existência de um possível crime de um genocídio contra a comunidade yanomami. “A investigação tem escopo principal para aferir se, realmente, essa atividade ilegal levou à morte, em grandes proporções, de indígenas yanomami”, disse. 

A população da etnia yanomami vive uma crise humanitária grave. Afetados pela presença do garimpo ilegal em suas terras, os indígenas dessa região convivem com destruição ambiental, contaminação da água, propagação de doenças e violência. A situação é histórica, mas se agravou nos últimos 4 anos.

Nesta 6ª, a PF iniciou a destruição de máquinas de garimpeiros que estavam em terras yanomami. A ação foi realizada no contexto da operação Libertação, que busca interromper a logística da prática criminosa, “com foco na inutilização da infraestrutura utilizada para a prática do garimpo ilegal, bem como a materialização das provas sobre a atividade criminosa”.

Durante a entrevista à GloboNews, Humberto Freire disse que outros envolvidos no garimpo ilegal, como as pessoas que lavam dinheiro da prática ou aqueles que atuam na exploração dos minérios ou na segurança dos locais onde são praticados a atividade criminosa, também foram localizados.

Segundo ele, “as pessoas que financiam esse crime, as pessoas que auferem os maiores lucros, obviamente tem uma responsabilidade maior”.

Também nesta 6ª, a PF realizou uma operação para apurar suspeitas de lavagem de dinheiro vindo do ouro ilegal. Um dos alvos de busca da operação foi Vanda Garcia, irmã do governador de Roraima, Antônio Denarium (PP).

O objetivo da ação, com 8 mandados de busca e apreensão, seria investigar um esquema de lavagem de dinheiro que já teria movimentado R$ 64 milhões em 2 anos. Os valores teriam como origem a compra e venda de ouro ilegal e contava com empresas de fachada para dar legalidade às transações financeiras.

Segundo a corporação, os suspeitos recebiam pagamentos de financiadores e transferiam para empresas em Roraima, que fariam a compra do ouro ilegal.

Em nota, a assessoria do governador Antonio Denarium informou que ele desconhece o teor da investigação e “espera que as eventuais responsabilidades sejam apuradas na forma da lei”.

Nos últimos dias, o chefe do Executivo roraimense foi alvo de críticas por falas sobre a crise humanitária yanomami no Estado. Em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, o governador afirmou que a crise humanitária dos yanomamis é um problema de anos, que não acredita ser possível vincular o garimpo à situação dos indígenas e defendeu que eles devem se adaptar aos centros urbanos.

O MPF (Ministério Público Federal) instaurou inquérito para apurar a responsabilidade cível do governo de Roraima depois das falas.

As informações são do Poder360.

Nenhum comentário:

Postar um comentário