GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

terça-feira, 28 de fevereiro de 2023

JUIZ SERÁ INVESTIGADO

Deputados acionam PF para investigar doações a Lula de juiz da Lava Jato

Parlamentares querem que doações do novo juiz da Lava Jato, Luiz Eduardo Appio, sejam investigadas


Parlamentares pedem que sejam apurados possíveis crimes eleitorais, de lavagem de dinheiro e de falsidade ideológica


Um grupo de deputados federais acionou a Polícia Federal para investigar supostos crimes envolvendo o novo juiz da Lava Jato, Eduardo Fernando Appio nas eleições de 2022. Há  doações, feitas em nome e CPF do magistrado, para Luiz Inácio Lula da Silva, então candidato à Presidência da República, e Ana Júlia Pires Ribeiro, que disputou como candidata à deputada federal. Ambos os políticos venceram o pleito. O caso foi revelado em pelo jornalista Cláudio Humberto, colunista do Diário do Poder

É preciso esclarecer essas doações eleitorais para o PT em nome do novo juiz da Lava Jato, que garantiu publicamente sua imparcialidade, afirmando que não as fez. Se ele realmente não as tiver feito, os fatos podem ser muito graves e revelar um esquema de financiamento ilegal de campanha de candidatos petistas, por meio de laranjas, com recursos que podem vir até mesmo de crimes como corrupção, o que não surpreenderia”, salientou Deltan Dallagnol (Pode-PR).

Na notícia-crime enviada à PF, os parlamentares pedem que sejam apurados possíveis crimes eleitorais, de lavagem de dinheiro e de falsidade ideológica.

Pelas considerações dos deputados, caso as afirmações do juiz federal sejam verdadeiras (de não reconhecer a doação), isso indicaria a existência de possível prática criminosa, constituindo prova de doação eleitoral fraudulenta realizada em nome de terceiros, sem seu consentimento. O fato pode revelar um possível esquema de utilização de interpostas pessoas (“laranjas”) para financiamento coletivo de campanhas eleitorais em benefício de candidatos do Partido dos Trabalhadores.

A solicitação foi assinada por um grupo de deputados da oposição composto por Deltan Dallagnol (Podemos-PR), Alfredo Gaspar (União-AL), Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL-SP), Luiz Lima (PL-RJ), Maurício Marcon (Podemos-RS), Pedro Aihara (Patriota-MG) e Joaquim Passarinho (PL-PA).

Rodrigo Vilela

Nenhum comentário:

Postar um comentário