GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

terça-feira, 7 de fevereiro de 2023

LUTO NA POLÍTICA PERNAMBUCANA

Morre o ex-deputado Ricardo Costa, aos 71 anos

Ex-deputado estadual Ricardo Costa - Kleyvson Santos/Arquivo/Folha de Pernambuco


Atualmente, Ricardo era superintendente de comunicação da Alepe



O ex-deputado estadual Ricardo Costa, 71 anos, faleceu na madrugada desta terça-feira (7) por insuficiência renal decorrente de um câncer. Ele estava internado, em tratamento contra a doença, no Hospital Memorial São José, no bairro do Derby.

O velório está marcado para as 15h, no Cemitério Morada da Paz, em Paulista; e o enterro, às 18h, no mesmo local.

A carreira de Ricardo Costa na vida pública teve início em 1988, quando ele assumiu o cargo de secretário de Desenvolvimento Econômico de Olinda. Na época, o prefeito da cidade era Luiz Freire.

Depois disso, exerceu dois mandatos como deputado estadual, de 2011 a 2018, pelos partidos PTC e PMDB, respectivamente, na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Durante os mandatos, apresentou 240 projetos de lei e teve 121 leis criadas a partir de suas proposições na Alepe.

Em 2018, não conseguiu ser reeleito, mas no ano seguinte passou a comandar a Superintendência de Comunicação da Alepe, nomeado pelo então presidente da casa, deputado Eriberto Medeiros (PSB).

O ex-deputado ocupou, ainda, as presidências da Indústria Gráfica de Pernambuco e da Federação Nacional de Propaganda de Mídia Externa. Costa também é fundador, junto com o irmão, Durval Costa, da da Stampa Outdoor, empresa de mídia exterior há 44 anos. Também foi fundador da Gráfica Raiz. Ele deixa esposa, cinco filhos e quatro netos. 

Em notas e pelas redes sociais, várias personalidades da política pernambucana lamentaram a morte de Ricardo Costa, entre elas a governadora Raquel Lyra (PSDB); a vice-governadora Priscila Krause (Cidadania); o prefeito do Recife, João Campos (PSB); a senadora Teresa Leitão (PT); o deputado federal Eriberto Medeiros (PSDB); e o prefeito de Olinda, Professor Lupércio

"Triste com a notícia da morte do ex-deputado estadual Ricardo Costa. Meus pêsames a familiares e amigos e meus desejos de que a paz possa encontrar seus corações", escreveu a governadora.

Em nota, a vice-governadora de Pernambuco, Priscila Krause, lamentou a morte de Ricardo Costa:

"Lamento profundamente o falecimento do ex-deputado estadual e amigo Ricardo Costa. Na Assembleia Legislativa, ele se destacou por defender uma comunicação mais efetiva entre os parlamentares e a sociedade, assumindo a Frente Parlamentar da Comunicação e, posteriormente, já como ex-deputado, a Superintendência de Comunicação.

Ricardo também nos deixa lembrança, de quando fomos colegas no Legislativo, do seu bom trato com amigos e a defesa do município de Olinda. Nesse momento de dor, eu desejo que Deus conforte a família e amigos. Uma perda grande para Pernambuco".

O prefeito João Campos também usou sua conta pessoal das redes sociais para registrar sua tristeza pela morte de Ricardo Costa:

"Amanhecemos com a triste notícia da morte de Ricardo Costa, ex-deputado estadual que liderava a comunicação da Alepe desde 2019, atuando para informar e aproximar a população dos trabalhos da casa legislativa. Meus sentimentos aos familiares e amigos", postou Campos.

Teresa Leitão lembrou, entre outras coisas o comprometimento do ex-parlamentar com Olinda:

"A morte do ex-deputado estadual Ricardo Costa nos deixa muito tristes. Um parlamentar tranquilo, amigo, e muito comprometido com a nossa querida Olinda. Meus sentimentos a toda a sua família, escreveu Teresa.

Já o deputado federal Eriberto Medeiros do tempo em que trabalhou com Costa na Alepe:

"Recebi com muita tristeza o falecimento do meu grande amigo, o deputado Ricardo Costa. Companheiro do nosso partido PTC, fomos colegas por dois mandatos na Assembleia Legislativa e ainda tive a honra de tê-lo como superintendente de Comunicação, quando fui presidente da Casa. Ricardo era um verdadeiro entusiasta da comunicação e trabalhou na área, com muita dedicação e fervor, até os últimos dias da sua vida. Temos um respeito enorme pela sua história e todas as contribuições que deu para Pernambuco. Que Deus o receba em seus braços e conforte seus familiares nessa hora tão difícil", declarou Eriberto.

O prefeito de Olinda, Professor Lupércio, também emitiu pesar pela morte:

"Ricardo Costa era uma pessoa conhecida por atender bem a todos e por uma renomada trajetória pública. Fui deputado estadual com ele durante dois anos e vi de perto a sua dedicação por Olinda e Pernambuco. Foi com muita tristeza que recebi a notícia de seu falecimento. Que Deus conforte toda a família e os amigos neste momento tão difícil".

Por Blog da Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário