GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

terça-feira, 28 de fevereiro de 2023

MAIS UMA DO TODO PODEROSO

STF julgará militares por atos em 8 de janeiro no DF, diz Moraes

Alexandre de Moraes Foto: Nelson Jr./SCO/STF


"Justiça Militar não julga crimes de militares, mas sim crimes militares", definiu o ministro



Atendendo a um pedido da Polícia Federal, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, decidiu, nesta segunda-feira (27), que a Corte tem competência para julgar militares que participaram dos atos radicais em 8 de janeiro, no Distrito Federal.

No entendimento do magistrado, não pode existir diferença entre servidores públicos civis e militares nas apurações de crimes praticados no dia 8 de janeiro, contra os Três Poderes.

 – A responsabilização legal de todos os autores e partícipes dos inúmeros crimes atentatórios ao Estado Democrático de Direito deve ser realizada com absoluto respeito aos princípios do Devido Processo Legal e do Juiz Natural, sem qualquer distinção entre servidores públicos civis ou militares – declarou Moraes.

A Polícia Federal pediu autorização ao STF para instaurar um inquérito contra militares e policiais militares por atuação nos atos extremistas. O ministro observou que a Justiça Militar não tem competência para julgar militares pelos crimes cometidos em 8 de janeiro. Moraes listou os crimes praticados pelos participantes da ação violenta no Distrito Federal: atos terroristas, ameaça, perseguição, dano, incitação ao crime, incêndio majorado, associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e golpe de Estado.

– A Justiça Militar não julga “crimes de militares”, mas sim “crimes militares” – concluiu o ministro.

Marcos Melo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário