GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

terça-feira, 7 de fevereiro de 2023

MUITA CHUVA

Fortes chuvas no Recife e Região Metropolitana são equivalente a mais de 60% prevista no mês

Os maiores acumulados de chuva nas últimas 24horas foram registrados em Recife nos bairros de Santo Amaro (106mm) e Torreão (102 mm) (Rafael Vieira/ DP )


No final deste domingo (5), e início da manhã da segunda-feira (6), iniciaram as fortes chuvas que provocaram pontos de alagamentos e trânsito intenso na Região Metropolitana do Recife (RMR). Segundo a Defesa Civil do Recife, durante o intervalo de 6h foram registradas chuvas que chegaram a 77,93 mm em algumas partes da cidade, o equivalente a mais de 60% do total previsto para o mês, que é de 122,90 mm. A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), declara que se trata de um temporal causado pela ação de um Distúrbio Ondulatório de Leste (DOL), que teve início na Mata Sul e depois se deslocou para a Mata Norte e a Região Metropolitana.

Em nota, a Apac emitiu na tarde do domingo (05) sobre a aproximação de um distúrbio ondulatório de leste, que gerou instabilidades em todas as regiões do Litoral, inicialmente na Mata Sul, se deslocando para Região Metropolitana do Recife e Mata Norte.

Os maiores acumulados de chuva nas últimas 24 horas foram registrados em:
Recife (Santo Amaro) - 106mm
Recife (Torreão) - 102 mm
Jaboatão dos Guararapes - 100mm
Olinda - 97mm
Igarassu - 57mm
Camaragibe- 52mm
Paulista - 41mm
São Lourenço da Mata - 36mm
Abreu e Lima - 34mm

Durante o temporal houve relâmpagos e trovões, além de alagamentos nas vias mais movimentadas da RMR:
Av. Abdias de Carvalho;
Av. Agamenon Magalhães;
Av. Carlos de Lima Cavalcante;
Av. Dois Rios;
Av. Lins Petit;
Av. Joaquim Nabuco, Olinda
Av. Mascarenhas de Moraes;
Av. Visconde de Albuquerque;
Estrada dos Remédios;
Rua Cosme Viana;
Rua Desembargador Martins Pereira;
Rua Dom Bosco;
Rua Hoel Sette;
Rua 48.

Em Jaboatão, o alagamento que se estende do bairro de Candeias até Piedade provoca forte trânsito e muito congestionamento por motoristas estarem evitando as faixas alagadas. 

Já em Olinda, foram registrados alagamentos em várias ruas e avenidas da cidade. Entre elas, no viaduto da PE-15, Ouro Preto. Alguns motoristas estão presos por não querer arriscar passar o veículo na água. A Secretaria de Educação de Olinda decidiu suspender o início do ano letivo hoje.

A cidade do Paulista também registrou pontos de alagamento. No bairro do Nobre, algumas ruas estão alagadas desde o início desta manhã.

A Rede Municipal de Ensino do Recife não suspendeu as aulas. Apenas as unidades que ficam em áreas de alagamento e não puderam receber os estudantes estão sem atividades no momento. As escolas que ficam em localidades que não estão alagadas seguem com aulas normais. Para o turno da tarde, a Secretaria de Educação irá avaliar durante o dia, a depender da intensidade da chuva, para tomar a decisão sobre suspender ou não.

A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) está trabalhando nas áreas que foram afetadas pelas chuvas com equipes de 150 agentes e 165 orientadores de trânsito. Além das equipes técnicas que trabalham com o intuito de realizar os ajustes necessários na rede semafórica da cidade.

A Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) destaca que, nas últimas horas, foi registrada uma queda de árvore na cidade, com serviço já em andamento. A população deve acionar a Defesa Civil pelo telefone 0800-0813400, que é gratuito e funciona 24h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário