GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

POSSE DOS DEPUTADOS

Novos deputados estaduais tomarão posse nesta quarta

Divulgação

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) dará início amanhã (1º) à 20ª Legislatura com a posse dos 49 deputados estaduais eleitos e reeleitos nas últimas eleições para o quadriênio (2023-2027). A solenidade terá início às 15h e contará com a presença da governadora do estado, Raquel Lyra (PSDB). O dia também marcará a escolha da nova Mesa Diretora composta por sete integrantes titulares e seus respectivos suplentes. 

Entre os parlamentares que farão parte da próxima legislatura, 24 deles foram reeleitos, 22 assumirão o mandato pela primeira vez e três retornam à Casa de Joaquim Nabuco depois de terem atuado em períodos anteriores.  A maior bancada da Alepe para esta nova gestão é do PSB, com 14 parlamentares. Em segundo lugar está o Partido Progressista com oito vagas. Inclusive, foi do PP que saiu o deputado estadual mais votado nas eleições de 2022, o Pastor Junior Tercio, com mais de 180 mil votos. O PL e o União Brasil registram cinco parlamentares na Casa.  

O Partido dos Trabalhadores (PT), Partido Verde (PV), o partido da governadora Raquel Lyra (PSDB) e o Solidariedade conseguiram eleger três candidatos, cada um. O partido Republicanos elegeu dois deputados e com apenas um representante terminam a lista o Patriota, PCdoB e PSOL.   

De acordo com o novo Regimento Interno da Assembleia, a cerimônia terá início com a palavra do presidente da sessão, o deputado Aglaílson Victor (PSB) que assume até amanhã a vice-presidência. Ele é um dos deputados reeleitos. Na ocasião, o parlamentar irá conduzir os trabalhos acompanhado de mais dois parlamentares na proclamação dos deputados diplomados.  

Os novos membros do Legislativo Estadual serão convidados a prestar o compromisso constitucional, assinar o termo de posse e, por fim, receber o distintivo parlamentar. Os que estavam no exercício do mandato de vereador ou de prefeito deverão apresentar documentação exigida por lei, relativa à renúncia do cargo que exerciam até então. 

Com relação à escolha da nova Mesa Diretora, caso a maioria dos 49 deputados empossados assine o requerimento para a realização da eleição dos membros da mesa, em votação secreta, cada deputado irá escolher entre os candidatos inscritos. Eles serão responsáveis para gerir os trabalhos legislativos e administrativos durante o primeiro biênio (2023-2024). Estão em disputa os cargos de presidente; primeiro e segundo vice-presidentes; primeiro, segundo, terceiro e quarto secretários e mais sete suplentes. Álvaro Porto, correligionário da governadora, é apontado como favorito para assumir a presidência da Casa de Joaquim Nabuco.

O evento de posse dos novos deputados estaduais de Pernambuco será aberto ao público, que poderá ocupar os assentos nas galerias e no auditório Sérgio Guerra. Telões também serão instalados para transmitir a solenidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário