GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sábado, 18 de fevereiro de 2023

RECIFE ANTIGO

Carnaval do Recife volta aos braços do povo no Marco Zero

Foto: Rafael Vieira/DP


Depois de dois anos ausente, por causa do pior momento da pandemia de Covid-19,  o carnaval , uma das maiores alegrias do povo recifense, está de volta. Os foliões podem dar adeus a saudade e voltar às ruas do Recife para comemorar a festividade mais importante de Pernambuco. A abertura do carnaval aconteceu no polo do Marco Zero, nessa sexta-feira (17). Serão dezenas de shows no mais importante palco da folia recifense, até a madrugada da quarta-feira de Cinzas (22).

Com o tema “#VolteiRecife, com todos os carnavais” a festa busca trazer a essência da festa pernambucana, repleta de diversidade, cores, ritmos e culturas. O Polo do Marco Zero esteve lotado de foliões na estreia, sem confusão, com boa música e muitas cores. Chamou atenção a máquina de confetes e o jogo sensacional de luzes instalado no palco, que este ano está maior que todas as edições anteriores, com extensões laterais para os artistas se aproximarem do público.
 
“Senti muita saudade e falta dessa alegria, de toda essa confraternização. É momento de nos inserirmos com a nossa cultura, e isso é muito especial. Pretendo ir para o Galo, Olinda, voltar ao Recife Antigo e sempre poder sentir a energia de cada um desses lugares”, afirmou Alcides Barreira, mostrando sua carteirinha de folião modelo”. “Sou de Fortaleza, e é o meu segundo ano brincando o carnaval aqui. Recife é sempre incrível. Eu sabia que após pandemia o carnaval viria ainda melhor”, disse Rodrigo Amorim, com toda a alegria e direitos que seu “crachá de turista” lhe garante.
 
A estrutura do palco possui uma moldura com telões de LED cheio de figuras coloridas que tornam a visão dos foliões ainda mais bela. Ao todo, 44 polos estão espalhados pela cidade e mais de 2,8 mil apresentações irão atrair os foliões.
 
Em 2023, os artistas que tiveram a honra de serem homenageados para o carnaval do Recife foram Geraldo Azevedo, Dona Marivalda e Zenaide Bezerra. Os nomes foram escolhidos por representarem duas das mais importantes expressões culturais em Pernambuco, o frevo e o maracatu. No primeiro dia de festa, inclusive, Geraldo Azevedo foi um dos destaques do palco, em lindo show repleto de convidados especiais, como Fafá de Belém e Chico César No repertório, sucessos como “Dona da minha cabeça” e frevos como “Bom Demais.”
 
A festa, que começou às 16h, com as agremiações campeãs do Carnaval de 2020, última edição antes da Covid-19, teve seu ponto alto por volta das 23h, quando subiu ao palco o baiano Caetano Veloso, que voltou ao carnaval recifense após dez anos e teve uma multidão cantando em coro seus clássicos. Na sequência, a madrugada foi saudada com a moderna pernambucana Duda Beat, colocando todos para dançar.
 
Para a programação de amanhã (18), o Polo do Marco Zero receberá apresentações de agremiações vice-campeãs. Artistas como Almir Rouche e Pabllo Vittar são nomes aguardados pelos foliões. 

Por: Dayane Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário