GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sábado, 18 de fevereiro de 2023

RETRATO DO ABANDONO

Raquel Lyra culpa Paulo Câmara pela exclusão de PE da Transnordestina

Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, promete reposicionar o estado no cenário econômico do Nordeste brasileiro. Foto: Reprodução YouTube


Governadora mobiliza bancada pernambucana e ministros de Lula, para garantir trecho da ferrovia até o Porto de Suape


A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), afirmou nesta sexta-feira (17) que o governo anterior, de Paulo Câmara (PSB), “cochilou” e agiu com “descaso”, ao permitir que o principal ramal pernambucano da Ferrovia Transnordestina fosse retirado do cronograma da obra, em 2022. A gestora tucana mobiliza a bancada federal pernambucana e ministros do governo petista de Lula para levar a ferrovia até o Porto de Suape, que exalta como ponto estratégico para o desenvolvimento do Brasil.

Sucessora de Paulo Câmara (PSB), Raquel Lyra argumenta que a “Transnordestina é de Pernambuco”, desde o desenho original do projeto, por ser essencial para o amadurecimento do Porto de Suape e por concluir ser mais barato investir no ramal batizado de Salgueiro-Suape.

Ao publicar em seu Twitter um vídeo em defesa da retomada do projeto original da Transnordestina, Raquel Lyra não citou diretamente seu antecessor. Mas atribui a exclusão do traçado dos trilhos da ferrovia entre Salgueiro (PE) e o Porto de Suape, “no finalzinho do ano passado, ao “retrato do abandono que o governo deixou a economia de Pernambuco”.

“A gente vai se reposicionar no cenário econômico do Nordeste brasileiro. Mas, para isso precisamos garantir infraestrutura. A Transnordestina é uma conquista do povo de Pernambuco. E a gente vai trabalhar de maneira incansável, unindo a todos, como já estamos fazendo. Vamos juntos. Não me falta coragem para garantir essa obra. E sei que força não falta aos Pernambucanos”, disse Raquel Lyra.

Eleita em 2º turno sob a comoção da trágica morte de seu marido em pleno domingo de votação do 1º turno, a governadora Raquel Lyra pode colher frutos favoráveis à obra estratégica. E conta com o reflexo de sua posição de neutralidade na guerra presidencial travada entre Lula e Jair Bolsonaro (PL), em 2022.

Raquel Lyra defende união de esforços para garantir que o Porto de Suape, interligado na Transordestina, possa cumprir seu papel de desenvolvimento do Nordeste e do Brasil, com a integração de Pernambuco com o Brasil e do Nordeste brasileiro com o mundo. O tema foi ponto de pauta de encontro da governadora com a bancada federal, na semana passada.

O Diário do Poder não conseguiu respostas da assessoria do ex-governador, mas mantém o espaço aberto para Paulo Câmara rebater as críticas.

Veja a defesa que a governadora da restauração do projeto original da obra:

Nenhum comentário:

Postar um comentário