GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

terça-feira, 21 de fevereiro de 2023

UNIÃO IMPORTANTE

Tarcísio se une ao governo federal para enfrentar tragédia

Sāo Sebastiāo (SP) - 20/02/2023 - O presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (d), e o governador de Sāo Paulo,Tarcísio de Freitas (e) durante pronunciamento sobre a situação emergencial no litoral norte de São Paulo após as fortes chuvas. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil


Presidente prometeu reconstrução de casas em áreas seguras; temporal recorde causou destruição, 46 mortes e deixou mais de 2 mil desabrigados


O presidente Lula chegou por volta do meio-dia desta segunda-feira, 20, à cidade de São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, após as fortes chuvas que ocorreram na região neste fim de semana.

Ele sobrevoou as áreas mais afetadas pelo temporal recorde que deixou destruição e 46 mortes, além de mais de 2 mil desabrigados, e se encontrou com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, para discutir medidas emergenciais que serão adotadas na região.

Ao lado de Tarcísio e do prefeito Felipe Augusto (PSDB), Lula ressaltou a união entre governo federal, estadual e municipal, independente de questões partidárias.

“Que coisa bonita e simples. Nós estamos juntos. Ele [Tarcisio] tem obrigação de governar o estado de São Paulo, esse aqui [o prefeito] tem obrigação de governar a cidade e eu tenho obrigação de governar o país. Se cada um ficar trabalhando sozinho, nossa capacidade de rendimento é muito menor. E é por isso que precisamos estar juntos, compartilhar as coisas boas e as coisas ruins. Juntos seremos muito mais fortes”, disse o presidente.

O presidente afirmou que uma das prioridades do governo é recuperar a Rio-Santos e pediu que a prefeitura indique um terreno seguro para construir moradia e transferir as pessoas que têm casas em área de risco.

“Desta vez, vai acontecer de verdade. Só arrumar terreno mais seguro”, disse. “Vocês vão voltar a ter um ninho, para cuidar da família de vocês”, completou.

O gabinete do governador de SP foi transferido temporariamente para São Sebastião. Tarcísio pediu que os turistas não tentem voltar à capital paulista, já que há uma série de bloqueios em estradas. Segundo ele, pessoas isoladas, sem comunicação e informação e sem conseguir comprar alimentos, “esta fazendo com que várias pessoas tentem sair de suas casas para retornar em direção a São Paulo e outras partes do estado. Ideal é que as pessoas não façam isso”.

“A grande via de deslocamento será a Rio-Santos e a Tamoios. A recuperação da Mogi-Bertioga vai levar um tempo maior. A recuperação da Rio-Santos de Boiçucanga em direção ao Sul pode levar um tempo enorme, a gente não sabe nem dizer”, explicou o governador.

Além da dificuldade de comunicação, a população também enfrenta desabastecimento de água, já que muitos sedimentos invadiram os pontos de tratamento, que precisaram ser interrompidos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário