GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

VAGA COBIÇADA POR DEPUTADOS

Lira confirma escolha de novo ministro do TCU nesta quinta

Candidato favorito de Arthur Lira para ministro do TCU é Jhonatan de Jesus, do Republicanos de Roraima. Foto: Reprodução/Instagram


Atual presidente da Câmara pede voto para Jhonatan de Jesus no TCU

Em campanha para se reeleger presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) confirmou para quinta-feira (2) a votação que definirá quem ocupará a vaga para integrar a corte do Tribunal de Contas da União, deixada pela pernambucana Ana Arraes.

A vaga cobiçada por parlamentares tem sido colocada como ponto de pauta da rede de apoio à reeleição de Lira, que pede voto para seus aliados tornarem o deputado Jhonatan de Jesus (Republicanos-RR) novo ministro do TCU.

Além de seus próprios méritos, o deputado de Roraima está sendo alçado à vaga do TCU para acomodar em um cargo de relevância o Republicanos, que terá a sétima maior bancada da Câmara, com 41 deputados. A sigla ainda busca uma vaga na Mesa Diretora. E a acomodação também agrada o PT, cujos aliados de Lula tentam uma aproximação com o Republicanos , desde a eleição presidencial de outubro de 2022. 

O fato de a escolha do novo ministro do TCU ter sido marcada para o dia seguinte à provável reeleição de Lira reforça a característica bastante atribuída ao deputado alagoano, de ser “cumpridor de compromissos”.

Ana Arraes deixou o cargo em julho do ano passado, após 11 anos como ministra. E votação para escolher o novo ocupante da vaga do TCU era adiada por Lira, como forma de evitar que o então deputado Fábio Ramalho (MDB-MG) fosse o escolhido.

Assim como a eleição da Presidência da Câmara, a escolha do novo ministro do TCU será na modalidade de voto presencial e secreto.

Além de Jhonatan de Jesus, também concorre à vaga a deputada Soraya Santos (PL-RJ). E Fábio Ramalho, famoso pela fartura de seus banquetes oferecidos aos colegas parlamentares, também estaria tentando conquistar votos, mesmo não tendo sido reeleito.

Davi Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário