GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sexta-feira, 17 de março de 2023

ATAQUE DE TUBARÃO

Prefeitura do Jaboatão, UFPE e UFRPE fazem ação de conscientização na orla de Piedade



A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) realizarão ação de conscientização, das 10h às 14h de amanhã, na Praia de Piedade, sobre os cuidados que os frequentadores da orla devem tomar, principalmente no trecho onde está proibido o banho de mar.

O evento terá palestras e exposição do Museu de Oceanografia da UFPE, coleção de organismos de zooplâncton da UFRPE e coleção de tubarões do Núcleo de Estudos Marinhos. Estudantes da rede municipal também participarão da ação educativa que acontecerá em frente à Igrejinha de Piedade.

O objetivo será discutir assuntos referentes ao ambiente marinho, reconhecendo como habitat natural dos tubarões e dos demais animais e organismos. Os palestrantes também falarão sobre os principais impactos que afetam o funcionamento e a estrutura desses ecossistemas.

Em Jaboatão há um decreto em vigor, desde julho de 2021, que proíbe o banho de mar num trecho de 2,2 km e a ação educativa tem a meta de conscientizar as pessoas de que não devem entrar no mar onde não é permitido. E já está em curso campanha de orientação a respeito dos cuidados em geral com o comportamento no uso das praias.

Como parte das atividades de conscientização, a Prefeitura do Jaboatão deu início, nesta sexta-feira (17), a palestras em escolas da rede municipal, com a participação de representantes da Secretaria de Meio Ambiente, da Secretaria de Bem-estar Animal e da Secretaria de Educação. A primeira foi dada aos estudantes da Escola Municipal Nossa Escola, do bairro de Candeias, e contou com as presenças dos personagens Pitombinha e Tubarão.

A secretária de Bem-Estar Animal, Carolina Lemos, destacou que, além de não entrar na água onde está proibido, são necessárias outras precauções. “Evitem tomar banho de mar usando brincos, pulseiras, relógios ou qualquer objeto que brilhe. Também usem os banheiros e não joguem lixo tanto na água, quanto na areia, porque isso tudo atrai os tubarões”, explicou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário