GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quarta-feira, 8 de março de 2023

ATAQUE DE TUBARÃO

Raquel Lyra: ações contra ataques de tubarões pararam há oito anos

Raquel Lyra tenta evitar ataques a banhistas como o que ocorreu na praia de Piedade em Jaboatão no último domingo (5). Fotos: Reprodução Redes Sociais


Governadora culpa antecessor Paulo Câmara, ao mobilizar universidades e prefeitos para conter incidentes que mutilaram dois desde domingo


A ocorrência de três ataques de tubarão nos últimos 15 dias, no Grande Recife, levou a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), a mobilizar especialistas e prefeitos para retomar ações para evitar os acidentes tão comuns no litoral pernambucano.

A governadora debateu medidas com integrantes das universidades Federal e Federal Rural de Pernambuco, na manhã desta terça-feira (7), no Palácio Campo das Princesas, onde também recebe prefeitos da região metropolitana nesta tarde.

Ao anunciar os esforços para evitar os incidentes que mataram 26 ao longo de 31 anos, a governadora disse que as ações contra os ataques que mutilam e matam pernambucanos foram abandonadas em 2015, quando seu antecessor Paulo Câmara (PSB) assumiu o governo.

Raquel Lyra disse que busca pactuar novas ações, estudos, pesquisas e intervenções que permitam o uso seguro da praia e do mar de Pernambuco. Para isso, assina ainda hoje protocolo de intenções e vai reestruturar o Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarão.

Desde 1992, foram 77 ataques de tubarões nas praias pernambucanas. Os três mais recentes foram no dia 20 de fevereiro, quando o surfista André Luz Gomes, de 32 anos, teve ferimentos graves na perna, em Olinda; e no domingo (5) e ontem (6), quando dois adolescentes tiveram membros amputados, após ataques na praia da Piedade, em Jaboatão dos Guararapes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário