GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quinta-feira, 9 de março de 2023

CLÁSSICO DAS MULTIDÕES

Pela primeira vez em três anos, Sport e Santa Cruz resgatam as raízes do Clássico das Multidões

Dentro de casa, o Leão rugiu mais alto e venceu a Cobra Coral por 1 a 0 (Foto: Rafael Melo/SCFC)


Última vez que as equipes se enfrentaram com a presença das duas torcidas foi em março de 2020, na Copa do Nordeste


Se o confronto entre Sport e Santa Cruz é considerado um dos maiores clássicos do Norte/Nordeste - quiçá, do Brasil -, muito se deve a mística que envolve os rivais. Em especial, a alcunha de "Clássico das Multidões", confronto eternizado por reunir as duas maiores torcidas de Pernambuco. 

Quis o destino que as equipes resgatassem as raízes do embate no próximo sábado, quando os torcedores de ambos os times estarão presentes na Ilha do Retiro pela primeira vez em mais de três anos - a última foi em sete de março de 2020, ainda antes da pandemia. Na ocasião, o Rubro-negro venceu por 1 a 0, pela Copa do Nordeste. 

O retorno de torcedores visitantes no clássico se dá em virtude de uma decisão conjunta da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), da Secretaria de Defesa Social (SDS) e do Ministério Público, que liberou a presença da torcidas antagônicas após reunião na manhã desta quinta (9), contando com dirigentes do Leão e da Cobra Coral, além do Náutico. O Trio de Ferro, por sua vez, já havia se posicionado a favor da liberação. 

Atualmente, a rivalidade não é sinônimo de proximidade na tabela do Campeonato Pernambucano, competição do confronto de amanhã. O Leão tem 24 pontos e aparece na liderança isolada, enquanto a Cobra Coral, com 12, é a sétima colocada, acumulando duas vitórias e seis empates. 

Relembre o caso

No final de janeiro, em portaria de caráter experimental, o Governo de Pernambuco proibiu a presença de duas torcidas em clássicos e nas partidas do Trio de Ferro pelo Nordestão. A medida foi utilizada para tentar coibir os episódios de violência nos dias de jogos, cenário que ficou escancarado após briga entre uniformizadas de Sport e ABC, logo na primeira rodada do torneio regional. 

Em fevereiro, contudo, o decreto foi flexibilizado. Isso porque as diretorias de CRB e Bahia conseguiram junto ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) o direito de ter a presença de seus torcedores nos duelos contra Náutico e Sport, respectivamente, também pela Copa do Nordeste. 

O episódio mais polêmico envolvendo a decisão foi no clássico entre Sport e Náutico, no último sábado. O Sport chegou a conseguir uma liminar que liberava a presença de seu torcedor, mas a SDS vetou e a partida foi realizada apenas com a presença de alvirrubros. Nos Aflitos, mesmo sem apoio das arquibancadas, o Rubro-negro venceu por 2 a 0.

DP

Nenhum comentário:

Postar um comentário