GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sábado, 18 de março de 2023

CRIMES NO RIO GRANDE DO NORTE

Tadeu Alencar enfrenta crime organizado


Egresso do Tribunal de Contas do Estado, Tadeu Alencar já passou pela Fazenda Nacional como procurador, foi chefe de gabinete e secretário da Casa Civil de Eduardo Campos, deputado federal e, nos momentos de folga, que são raros, escreve crônicas belíssimas. Mas no poder público jamais imaginaria que, pela condição de não reeleito para a Câmara dos Deputados, viesse a pegar em bomba.

Bomba, em sentido figurado, é a missão que recebeu do ministro da Justiça, Flávio Dino, para comandar a Secretaria Nacional de Segurança Pública. Desde terça-feira passada, caiu no seu colo uma bomba, literalmente. Facções do crime organizado foram às ruas de Natal desafiar o Estado, queimando carros, atacando prédios públicos e até fazendo vítimas fatais. Desde ontem em Natal, em missão delegada por Dino, Tadeu antecipou as ações para frear a violência na capital potiguar.

Em entrevista à Folha, publicada na edição impressa de hoje e mais tarde postada neste blog, Tadeu anuncia as medidas, fala sobre o contingente da Força Nacional que enviou ao Rio Grande do Norte e sentencia: “O crime organizado não pode vencer a sociedade e suas instituições. Pode até desafiar, e o que está ocorrendo em Natal é uma forma de desafio, mas que será vencido pela força do poder público”.

Tadeu não chegou de mãos abanando no Rio Grande do Norte. Levou o reforço de 300 agentes de segurança e 200 policiais rodoviários federais. O Estado potiguar chegou, ontem, ao quarto dia consecutivo de ações criminosas. Desde terça-feira passada, 44 cidades foram alvo de ataques criminosos. Pelo menos 72 pessoas foram presas, segundo a Secretaria Estadual de Segurança Pública.

Uma operação da polícia cumpriu mandados de prisão e busca e apreensão, na manhã de ontem, contra integrantes de facção suspeita de organizar os ataques. De acordo com a polícia, os alvos são ligados à facção “Sindicato do Crime”. Os ataques a prédios públicos, comércios e veículos no Rio Grande do Norte geraram a suspensão de vários eventos culturais e esportivos previstos para esta semana no Estado.

No enfrentamento

Tão logo desembarcou, ontem, em Natal, Tadeu deu uma coletiva e afirmou: “Estamos sendo aqui solidários, mas também encorpando esse movimento das forças de segurança do Estado para restaurar a tranquilidade aqui no Rio Grande do Norte. É claro que estamos diante de um enfrentamento, mas vamos empenhar nesse enfrentamento toda a energia para possamos restaurar plenamente os serviços públicos e a tranquilidade do povo dessa terra”.

Facções dos presídios 

Desde 2016, o Rio Grande do Norte viveu pelo menos quatro ondas de ataques contra prédios públicos, com queima de ônibus do transporte público em diferentes cidades, provocadas por facções criminosas que atuam no Estado. Em comum, essas ondas de violência — registradas em 2016, 2017, 2018 e agora — estavam relacionadas de alguma maneira ao que se passava dentro dos presídios potiguares — tomados por integrantes de facções criminosas que rivalizam no Estado. Desde terça-feira, mais de 20 cidades, Natal, registram ataques a tiros e incêndios contra prédios públicos, comércios e veículos públicos e privados, que, segundo as autoridades locais, são realizados por uma facção que atua nos presídios.

Por Magno Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário