GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sexta-feira, 24 de março de 2023

EMPREENDEDORISMO

Recife se consolida como a capital mais rápida para se abrir um negócio no Brasil

Foto: Paulo Paiva/Arquivo DP

Pelo segundo mês consecutivo, o Recife aparece como a capital mais veloz para a abertura de uma empresa em todo o país. Na capital pernambucana, em fevereiro de 2023, o tempo necessário para registro de um novo negócio foi de apenas duas horas. O número é o mesmo apresentado em janeiro, quando o Recife marcou o melhor resultado da história nesse indicador. Para efeito de comparação, em fevereiro do ano passado, eram necessárias 35 horas. Trata-se de uma redução de 94% no tempo destinado pelos empreendedores para fazerem a empresa funcionar. Na lista de cidades mais rápidas, Aracaju e Vitória (3 horas) empataram na segunda posição e Florianópolis (4 horas) completou o pódio. Os dados são do Painel Mapa de Empresas, divulgado pelo Governo Federal nesta segunda-feira (20).

“Mais que acelerar o tempo de abertura de empresas, a nossa gestão entende que o setor público precisa trabalhar junto do privado, entendendo as demandas e fomentando o processo produtivo. Se manter no topo desse índice, como a cidade mais veloz para se abrir uma empresa, reforça o nosso compromisso de assegurar um ambiente de negócio mais simplificado, menos burocrático e bastante receptivo a novos empreendedores. Facilitar a vida de quem gera riquezas e empregos no Recife tem sido nossa tarefa diária e vamos continuar trabalhando forte neste sentido”, destacou a secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Recife, Joana Portela Florêncio.

A medição do tempo médio de abertura de empresas segue as seguintes diretrizes: o cumprimento das etapas de viabilidade (no qual o município e a Junta Comercial confirmam a possibilidade de a empresa se estabelecer no endereço indicado e poder usar o nome empresarial escolhido) e o registro (quando a Junta Comercial arquiva os documentos de constituição da empresa e lhe fornece o número do CNPJ, gerado pela Receita Federal). 

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Recife tem uma área específica e estratégica, o Investe Recife, que tem atuado diretamente no entendimento das etapas obrigatórias de quem quer empreender, nas exigências legais e regulatórias de todos os segmentos em funcionamento na cidade, além do diálogo permanente com entes públicos de todas as esferas de governo. 

O ranking das 15 capitais que apresentaram o melhor resultado no tempo de abertura de empresas é composto por Recife (2 horas), Aracaju (3 horas), Vitória (3 horas), Florianópolis (4 horas), Salvador (6 horas), Maceió (7 horas), Curitiba (8 horas), Campo Grande (8 horas), Cuiabá (8 horas), Boa Vista (8 horas), Manaus (9 horas), São Luís (9 horas), Porto Alegre (10 horas), Brasília  (10 horas) e João Pessoa (11 horas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário