GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

segunda-feira, 6 de março de 2023

FARINHA DO MESMO SACO

Juscelino Filho se explica para Lula, ganha afago e permanece ministro


O ministro das Comunicações, Juscelino Filho (União-MA), se reuniu, na tarde desta segunda-feira (6/3), com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para prestar esclarecimentos sobre as denúncias envolvendo o pagamento de diárias em seu nome.

Conforme revelado pelo jornal O Estado de S. Paulo, o ministro usou voos da Força Aérea Brasileira (FAB) para fora de Brasília e recebeu diárias sem que estivesse atuando a serviço do governo.

No encontro com Lula, que contou com a presença dos ministros Alexandre Padilha (Relações Institucionais) e Rui Costa (Casa Civil), Juscelino se defendeu das acusações e ganhou o afago do presidente. A reunião durou cerca de uma hora. As informações são do Metrópoles.

O ministro tem dito que devolveu as diárias da viagem e que não há irregularidades no caso. Nas redes sociais, ele definiu a reunião com Lula como “positiva” e disse ter esclarecido “as acusações infundadas” contra ele. Na postagem, ele anunciou que terá, ainda este mês, agendas na região amazônica.

A reunião desta segunda ocorreu após Lula cobrar esclarecimentos do ministro. Na semana passada, o presidente disse que Juscelino deveria deixar a Esplanada dos Ministérios caso não conseguisse provar sua inocência.

“Ele tem direito de provar a sua inocência. Mas se ele não conseguir provar a sua inocência, ele não pode ficar no governo. Eu garanto a todo mundo a presunção de inocência”, afirmou o petista.

União Brasil defende ministro

Nesse domingo (5/3), o União Brasil divulgou uma nota na qual defendeu o ministro das Comunicações. No documento, a legenda também critica a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, por ter defendido que Juscelino se afastasse do cargo para evitar constrangimentos a Lula.

A declaração de Gleisi desagradou os líderes do União Brasil na Câmara dos Deputados, Elmar Nascimento, e no Senado Federal, Efraim Filho. Em nota, eles disseram que a deputada utilizou de “dois pesos e duas medidas” para tratar de assuntos da vida pública.

“Lamentamos que Gleisi utilize dois pesos e duas medidas para tratar de assuntos inerentes à vida pública. Quando atitudes dos seus aliados são contestadas – e não faltaram acusações a membros do PT na história recente do país – a parlamentar prega o direito de defesa. Quando a situação se inverte, prefere fazer pré-julgamentos”, afirmaram.

Comissão de Ética da Presidência vai apurar caso

A Comissão de Ética Pública da Presidência vai analisar as denúncias envolvendo o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, na próxima reunião do colegiado, prevista para ocorrer em 28 de março.

O grupo é responsável por fiscalizar a aplicação do Código de Conduta da Alta Administração Federal e do Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, como ministros de Estado.

É de competência do colegiado apurar, mediante denúncia, ou de ofício, condutas em desacordo com as normas previstas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário