GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quinta-feira, 2 de março de 2023

MAIS UMA DO TODO PODEROSO

Alexandre de Moraes nega liberdade a Anderson Torres

Anderson Torres Foto: Alan Santos/PR


Ministro do STF negou recurso da defesa do ex-secretário



O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou, nesta quarta-feira (1º), revogar a prisão preventiva do ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal Anderson Torres. A medida foi decretada na investigação sobre os atos radicais do dia 8 de janeiro.

Moraes rejeitou um pedido da defesa do ex-ministro para colocá-lo em liberdade. A decisão afirma que a continuidade da prisão é necessária para preservar o inquérito sobre os protestos na Praça dos Três Poderes.

– A prisão preventiva de Anderson Gustavo Torres, portanto, se trata de medida razoável, adequada e proporcional para garantia da ordem pública e conveniência da instrução criminal – escreveu.

O ministro voltou a dizer que há provas de que houve, no mínimo, “omissão” de Anderson Torres diante das manifestações articuladas por manifestantes. Para Moraes, a revogação da prisão, neste momento, seria “absolutamente prematura”.

A decisão menciona ainda a “minuta do golpe” apreendida na casa do ex-ministro. O documento previa uma intervenção de Bolsonaro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para anular o resultado da eleição.

Com a decisão, Torres continuará preso, sem previsão para deixar a cadeia. A prisão foi determinada inicialmente por Moraes e confirmada pelo plenário do STF em uma sessão extraordinária convocada em janeiro, durante o recesso do Judiciário. O ex-ministro estava nos Estados Unidos e se entregou no dia 14 de janeiro.

Em manifestação enviada ao tribunal, a Procuradoria-Geral da República (PGR) defendeu a manutenção da prisão. O órgão argumentou que há “indícios consistentes” contra o ex-ministro e que sua soltura poderia abrir caminho para a destruição de provas. Também afirmou que, ao contrário do que alega Anderson Torres, a minuta estava “muito bem guardada” e não seria descartada.

Anderson Torres prestou depoimento à Polícia Federal (PF) no mês passado. O interrogatório durou cerca de dez horas. Ele negou ter escrito a minuta e também disse desconhecer a autoria do texto. O ex-ministro afirmou ainda que não recebeu nenhum alerta sobre a possibilidade de ações radicais em Brasília no dia 8 de janeiro.

*AE

Nenhum comentário:

Postar um comentário