GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sexta-feira, 3 de março de 2023

MONETIZAÇÃO REESTABELECIDA

TSE reestabelece monetização de canais de direita


Porém, os recursos obtidos devem seguir retidos e “à disposição do juízo, até posterior deliberação”

Nesta sexta-feira (03), o ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Benedito Gonçalves, decidiu reestabelecer a possibilidade de monetização de 11 canais de direita, que estavam restritos das redes sociais.

De acordo com o corregedor-geral eleitoral, cabe a revogação dos bloqueios uma vez que “parenta ter sido retomado o estado de normalidade no país”. 

Porém, os recursos obtidos devem seguir retidos e “à disposição do juízo, até posterior deliberação”.

“Sendo este o retrato do momento – que, sabe-se, somente será mantido com constante vigilância e atuação efetiva sobre focos antidemocráticos – torna-se possível revogar a medida cautelar, especificamente para liberar o uso de ferramentas de monetização, conforme regras de cada plataforma, pelos perfis e canais objeto da investigação”, diz trecho da decisão de Gonçalves. 

No entanto, a determinação pondera que a liberação dos ganhos financeiros para os canais liberados, o que inclui perfis no Youtube, Facebook e Instagram, não respalda novos episódios de divulgação de notícias falsas.

“Os perfis e canais devem se abster de divulgar notícias falsas, atentatórias à estabilização dos resultados eleitorais e ao Estado Democrático de Direito, uma vez que a prática de atos ilícitos poderá ser objeto de investigação e ação penal”, diz o ministro.

Na decisão, Gonçalves pondera que a desmonetização dos canais “que se dedicavam à divulgação e conteúdos falsos sobre as urnas eletrônicas” foi determinada para “desestimular a prática de condutas que poderiam influenciar indevidamente o resultado das Eleições 2022”.

O ministro do TSE ainda cita que elementos levam a crer, em primeira análise, que, fato, existe uma “rede vasta, organizada e complexa para contaminar negativamente o debate político e estimular a polarização”, com foco em supostos “ataques” às urnas eletrônicas e para servir a interesses político-partidários, o que justificaria as medidas adotadas.

De acordo com ele, a Polícia Federal (PF) reuniu “indícios substancias” de que os ganhos repassados aos 11 canais investigados que disseminavam notícias falsas sobre as urnas eletrônicas, o Tribunal Eleitoral e as eleições de 2022, “resultaram de atividade ilícita”.

“Tem-se que as investigações fornecem indícios substanciais de que os recursos sobre os quais incidiu o bloqueio judicial resultaram de atividade ilícita. Conteúdo sabidamente falso das postagens que reverberavam a desconfiança ao sistema eletrônico de votação, associado a teorias conspiratórias permeadas de graves imputações aos ministros do TSE inseria-se em verdadeiro modelo de negócio assentado na capitalização de notícias falsas”, afirmou o ministro.

Gazeta Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário