GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quinta-feira, 16 de março de 2023

POLÍCIA FEDERAL

Ex-secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua assume superintendência da PF em Pernambuco

 
Fotos: Sandy James/DP

O ex-secretário estadual de Defesa Social, Antônio de Pádua Vieira Cavalcanti, foi empossado nesta quarta-feira (15) no cargo de superintendente regional da Polícia Federal (PF) em Pernambuco. A cerimônia aconteceu no plenário do Tribunal Regional Federal do Recife e contou com a participação de autoridades do estado e do país. Antonio é delegado da PF e afirmou que a meta é dar continuidade ao trabalho em curso realizado pela instituição, principalmente, em relação ao combate à corrupção, aos crimes cibernéticos, ao tráfico de drogas e de armas.

Durante a solenidade, ainda foi anunciada a construção de um novo prédio na atual sede do órgão, no Cais do Apolo, no bairro do Recife. Além da superintendência regional, estão subordinadas ao novo superintendente as delegacias descentralizadas de Caruaru, no Agreste, e Salgueiro, no Sertão.

Em seu discurso, Antonio de Pádua destacou que irá firmar parcerias com as forças policiais estaduais e federais, além dos Ministérios Públicos Federal e Estadual, e das Justiças Estadual e Federal, para que as investigações da PF possam ser fortalecidas. De acordo com o novo superintendente, a Polícia Federal "nunca mediu esforços para cumprir seus objetivos ao longo dos anos, transmitindo assim credibilidade ao nome da instituição em Pernambuco e deixando um legado importante para as gerações posteriores".

Pádua observou que não vai ser "tarefa fácil substituir o amigo Daniel Grangeiro", que, segundo ele, "realizou um trabalho de reinvenção da PF em Pernambuco".

“Temos a meta de proporcionar as melhores condições ao nosso efetivo para que a PF em Pernambuco possa continuar desempenhando um papel fundamental no combate à corrupção, aos crimes contra o meio ambiente, aos crimes cibernéticos, aos crimes previdenciários, ao tráfico de drogas e de armas, e tantos outros de atribuição da Polícia Federal”, declarou Antônio de Pádua. “Vamos continuar realizando esse trabalho de combate à corrupção aqui no estado e fortalecê-lo, inclusive, com a chegada de mais um delegado para compor a equipe de combate a corrupção", acrescentou.

Pádua anuncicou a instalação de um posto do órgão na Ilha de Fernando de Noronha e a criação de uma delegacia de combate a crimes cibernéticos para coibir a pedofilia e a pornografia infantil.

A cerimônia de posse contou, entre outras, com a presença do diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Augusto Passos Rodrigues; do prefeito do Recife, João Campos (PSB); da secretária estadual de Defesa Social em Pernambuco, Carla Patrícia Cunha; do presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Álvaro Porto (PSDB); do segundo vice-presidente do TJPE, Frederico Ricardo de Almeida Neves; do corregedor regional do TRF-5, desembargador Élio Siqueira; e do procurador regional da República em Pernambuco, Rafael Ribeiro Nogueira Filho.

A nomeação de Antônio de Pádua consta em portaria publicada em edição extra do Diário Oficial da União em janeiro de 2023 e veio a convite do diretor-geral da PF, Andrei Augusto Passos Rodrigues. O ato foi assinado pelo atual ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), que autorizo, ainda, a dispensa de Daniel Granjeiro de Souza, que tomou posse no cargo em junho de 2021 e, agora, vai atuar em Alagoas.

NOVA SEDE

A nova sede da Polícia Federal em Pernambuco, a ser construída no Cais do Apolo, já conta com a autorização da diretoria nacional da Polícia Federal. A expectativa é que até o final do ano seja publicado o edital de licitação. “Esse talvez seja nosso maior desafio: reunir novamente nossos policiais em um único imóvel. (...) Ter a sede da PF no centro da cidade é um símbolo, faz parte da história dessa área antiga do Recife. É uma referência para as pessoas dessa cidade”, explicou o novo superintendente.

TRAJETÓRIA 

Antônio de Pádua é bacharel em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e integrou o Ministério Público de Pernambuco como oficial de Promotoria entre os anos de 2000 e 2003, quando assumiu o cargo de delegado da Polícia Federal. Ficou à frente da Corregedoria Geral da Secretaria de Defesa Social no primeiro semestre de 2017 e, logo em seguida, foi empossado secretário de Defesa Social de Pernambuco. Antônio de Pádua deixou o cargo em 4 de junho de 2021.

Por: Eduarda Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário