GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sexta-feira, 17 de março de 2023

VIOLÊNCIA

Polícia prende suspeito de agressões a estrangeiros. Turista argentina está internada em hospital do Recife

Foto: Reprodução Google Street View

Ainda que Pernambuco esteja em um novo governo, os problemas de segurança são antigos. A criminalidade no Recife e Região Metropolitana continua se intensificando e três meses após um turista alemão de 81 anos morrer no Recife vítima de latrocínio - roubo seguido de morte - um casal de turistas argentinos foi surpreendido na manhã desta quinta-feira (16) por uma abordagem criminosa na Rua das Flores, bairro de Santo Antônio, Centro do Recife, local próximo do caso anterior. Uma das vítimas chegou a ser levada para o hospital. 

O casal de turistas, estava viajando em um cruzeiro da MSC Armonia que levava cerca de 1700 passageiros, quando atracou no Porto do Recife. Eles aproveitaram a pausa para conhecer a cidade quando a investida aconteceu. Pessoas que presenciaram a ocorrência informaram que a dupla de assaltantes chegou de forma bastante violenta, puxando os pertences das vítimas, incluindo um cordão de ouro que já foi recuperado. A mulher, que não teve identidade revelada, foi agredida por um dos assaltantes, que arrancou o acessório do pescoço. As vítimas foram levadas de volta à embarcação que decidiu encaminhar a mulher a um hospital particular, onde ela está acompanhada do marido. O cruzeiro já seguiu viagem com destino a Santa Cruz de La Palma, Espanha.
 
Por volta das 14h da tarde desta quinta-feira (16), a Polícia Civil e a Polícia Militar realizaram a prisão em flagrante de um dos suspeitos de envolvimento no assalto ao casal de argentinos, que tem 20 anos e já teve passagem pela polícia envolvido em outro roubo quando ainda era adolescente. O suspeito pode responder pelo crime de roubo circunstanciado pelo concurso de pessoas, que prevê de 4 a 10 anos de reclusão. O outro segue foragido.  

Em nota, a Secretaria de Defesa Social (SDS) informou que todo  turista que desembarca  no “Porto do Recife passa pelo Centro de Atendimento ao Turista (CAT).” No local são passadas orientações “sobre circulação pela cidade, rotas, ruas para transitar e locais para fotografar. Também são indicados taxistas credenciados, que ficam em frente ao Porto, caso queiram ir para outros locais.” 

Entretanto, essa não é a primeira vez que a área tem se tornado alvo dos bandidos. Em dezembro de 2022, um outro casal, dessa vez de turistas alemães, foi abordado e agredido nas proximidades do local do assalto desta quinta-feira. Na ocorrência de três meses atrás, uma das vítimas, de 81 anos, veio a óbito. Os comerciantes locais estão se sentindo desprotegidos e à mercê dos bandidos, porque esses crimes estão acontecendo com maior frequência. A SDS anunciou ainda que “o policiamento na área será reforçado com o emprego das especializadas da Polícia Militar, atuando não só no Recife Antigo, como também na área Central do Recife” e que “as forças de segurança seguem agindo de forma integrada para darem respostas cada vez mais rápidas.” 

OUTRO CASO

No dia 8 de dezembro de 2022, dois turistas alemães de 79 e 81 anos, estavam na Avenida Dantas Barreto, próximo a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, quando um assalto foi anunciado. No dia 14 de dezembro, Werner Duysen Gurkasch, de 81 anos, veio a óbito. A Secretaria de Defesa Social (SDS) chegou a afirmar que ele havia sido esfaqueado, mas, posteriormente, disse que não foi possível confirmar se alguma faca foi utilizada no crime e que tudo indicava que a causa da morte foi em decorrência de uma queda que ele levou no momento da investida. Um dia antes do óbito do turista,o primeiro suspeito do crime foi detido pela Polícia Militar, após praticar outros roubos no mesmo local. Ele foi identificado como Jonas Félix de Souza, de 27 anos, que confessou o assalto. Já Marcílio Ferreira da Silva Júnior, 22 anos, foi preso no dia 25 de dezembro, no bairro de Campo Grande, na Zona Norte da capital, o terceiro suspeito de 21 anos, que não teve a identidade revelada, foi preso no dia 25 de fevereiro no bairro de São José. O último suspeito, de 29 anos, que também não teve o nome revelado, foi preso na segunda-feira (13). 
 
Confira a nota na íntegra 
 
Em atuação integrada, policiais civis da Delegacia da Rio Branco e militares do 13ºBatalhão, prenderam no inicio da tarde desta quinta-feira (16), um dos suspeitos do assalto ao casal de turistas argentinos, abordados na Rua das Flores, no bairro de Santo Antônio. O objeto roubado foi recuperado na ação.

Assim que houve conhecimento do assalto, equipes da 1ª Seccional de Santo Amaro, da Delegacia da Rio Branco e do Turista (CIATur), juntamente com o 13º BPM, iniciaram diligências na Região Central do Recife, afim de identificarem e localizarem os autores do crime, efetuando a prisão de um deles, cerca de duas horas após o fato. Onde constataram que o acusado já possuia passagem pela polícia quando adolescente.  

Ressaltamos que, o turista que chega ao Porto do Recife passa pelo Centro de Atendimento ao Turista (CAT). Lá são dadas orientações sobre circulação pela cidade, rotas, ruas para transitar e locais para fotografar. Também são indicados taxistas credenciados, que ficam em frente ao Porto, caso queiram ir para outros locais.

O policiamento na área será reforçado com o emprego das especializadas da Polícia Militar, atuando não só no Recife Antigo, como também na área Central do Recife. Assim como aconteceu no caso do turista alemão, em dezembro de 2022, com a prisão de todos os quatro envolvidos e, neste caso, com prisão ágil nesta quinta-feira, as forças de segurança seguem agindo de forma integrada para darem respostas cada vez mais rápidas.

Por: Eduarda Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário