GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sexta-feira, 21 de abril de 2023

CICERONES DO GSI

Moraes agora fala em ‘conivente omissão’ e manda PF ouvir general

Imagens do circuito interno do Palácio do Planalto mostram como agiu Gonçalves Dias durante a quebradeira em Brasília


Ele cobra do governo Lula identificação de quem ciceroneou invasores


O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, deu prazo de 48 horas para a Polícia Federal tomar depoimento do ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Gonçalves Dias, sobre os vídeos que expuseram o chefe da segurança do Palácio do Planalto em suposta “conivente omissão” diante de invasores que destruíram a sede do governo do Brasil. A decisão foi assinada ontem (19), quando a CNN divulgou vídeos que mostram o general e agentes do GSI ciceroneando invasores durante os ataques de 8 de janeiro aos Poderes da República.

Após o general Gonçalves Dias se demitir, Moraes ainda determinou que o novo chefe interino do GSI, Ricardo Cappelli, repasse ao STF, em 24 horas, a identificação de todos os servidores civis e militares. O objetivo é investigar os agentes de Estado que aparecem nas imagens, muitos com os rostos borrados pela edição da reportagem da CNN, enquanto abriam portas e serviam água para invasores que visavam destituir o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT), mas foram recebidos gentilmente pela segurança do gabinete presidencial.

“Na data de hoje, a imprensa veiculou gravíssimas imagens que indicam a atuação incompetente das autoridades responsáveis pela segurança interna do Palácio do Planalto, inclusive com a ilícita e conivente omissão de diversos agentes do GSI”, diz Moraes em um trecho de sua decisão.

O ministro do STF ainda mandou o governo de Lula informar se cumpriu integralmente outras duas de suas decisões que pediam as imagens de todas as câmeras do Distrito Federal e a oitiva de todos os envolvidos na contenção dos atos.

Tal medida expõe que Moraes também foi surpreendido pelas imagens vazadas e que Lula afirma terem sido solicitadas ao ex-chefe do GSI, Gonçalves Dias, que teria afirmado não ter tais imagens negligenciadas pelo governo petista, em respostas a diversos pedidos anteriores de autoridades.

Davi Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário