GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sexta-feira, 28 de abril de 2023

DESABAMENTO EM OLINDA

Terceira morte é confirmada na tragédia de Olinda

Crédito: Rômulo Chico /DP

Desabamento de prédio deixa mais uma vítima fatal, Maria José Barbosa tinha 52 anos e era conhecida carinhosamente como (nega). A vítima era cônjuge do homem de 31 anos encontrado morto no local. Ao todo agora estão confirmadas três mortes. O edf Leme, que fica localizado em Olinda desabou na noite desta quinta (28). As outras duas vítimas são um adolescente de 13 anos e um homem de 31 anos, o desabamento ainda deixou três feridos.

Seguem desaparecidas:

 Juliana Alves, 32 anos (mãe)

Flávia Raiane, 16 anos (filha)

Maria do Socorro Oliveira da Silva, 60 anos  

Às 22h o Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco foi acionado para uma ocorrência de desabamento, no bairro de Jardim Atlântico, em Olinda, com vítimas. Até o momento, oito vítimas foram retiradas dos escombros pelas equipes de busca e salvamento. Cinco delas com vida, das quais três do sexo feminino e duas do masculino. Dos três óbitos, duas eram do sexo masculino e uma do sexo feminino. Das vítimas retiradas com vida do local, duas estavam em estado grave e três foram resgatadas com ferimentos leves. Três cães também foram resgatados com vida. 

As equipes do Corpo de Bombeiros continuam procurando sobreviventes entre os escombros.  A operação continua com 11 viaturas do Corpo de Bombeiros no local, trabalhando em três frentes de atuação. Estão sendo empenhados diretamente nas buscas 34 militares, além de equipes de apoio e de quatro binômios (homem + cão) treinados para atuar nesse tipo de ocorrência. Os trabalhos de resgate do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil seguem enquanto houver vítimas soterradas nos escombros da tragédia de Jardim Atlântico. 

O que causou o desabamento está sendo investigado por peritos. O Edificio Leme estava interditado desde 2001, pela Defesa Civil. Após vistoria foi exigido à seguradora do imóvel que o prédio fosse demolido, foi exigido também vigilantes no prédio para evitar ocupação. Peritos do Instituto de Criminalística da Polícia Civil voltarão nesta segunda-feira (1º de maio) para começar os trabalhos de investigação das causas do desabamento do prédio. 

" Na verdade existe uma ordem judicial de guarda e conservação, então cabe a quem deveria guardar e conservar. Agora se não fizeram ou fizeram de forma errada, cabe sim uma responsabilização. Na verdade a determinação judicial foi para que a seguradora fizesse a guarda e segurança do local. A determinação da demolição deveria partir da justiça, ou através de um acordo entre as partes do processo, que são os familiares ", afirma Dr. José Antônio Alves de Melo Junior, advogado dos moradores que foram indenizados. 

As pessoas que originalmente moravam no edifício, parte delas, ao menos, foram indenizadas há mais de dez anos e já não mais residiam no local, os que ali estavam era invasão. De cordo com relatos, houveram pessoas que compraram o imóvel há dois anos já sabendo que estava condenado, comprou de quem invadiu no caso, por 4 mil, 5 mil reais, nessa faixa de preço.

 "Havia mais de 10 anos que elas moravam nesse prédio, uma delas estava desempregada e por esse motivo dificultava procurar outro local para morar. Desde às 7h que estou aqui esperando notícia delas, é uma aflição muito grande", disse Suellen Fernanda Alves, prima Juliana Alves de 32 anos e Flávia Rayane de 16 anos, desaparecidas nos escombros.

A prefeitura de Olinda colocou a disposição das vítimas, Assistência Social que está de prontidão desde o desabamento desta quinta (27). A gestão também disponibilizou o espaço de acolhimento Casa da República. Nela, roupas, alimentação, banho e outros serviços estão sendo disponibilizados aos envolvidos no caso do Edifício Leme. Já no caso da vítima fatal de 13 anos, a irmã do jovem foi encaminhada para o Centro de Atenção Psicossocial Nise da Silveira, em Rio Doce, onde, entre outros atendimentos, está recebendo acompanhamento psicológico. 

 Em nota, o Ministério Púplico de Pernambuco (MPPE), disse que após vistoria foram constatados sérios problemas que comprometiam a segurança do edifício. Ele foi interditado pelo Município de Olinda em 15 de março de 2001, com a determinação de desocupação dos imóveis pelos moradores originários. O fato levou o Ministério Público a ajuizar a Ação Civil Pública protocolada sob o número  0012541-89.2002.8.17.0990, por meio da qual a Justiça determinou que os demandados assumissem os custos com despesas de moradia para os proprietários das unidades habitacionais, bem como que procedessem com a guarda e manutenção do imóvel durante o curso da ação.

Desde então, a referida ação tem tramitado no sentido de obter a indenização para os moradores originários, cabendo à seguradora o dever de guarda e responsabilidade do imóvel, inclusive quanto a eventual ação de desocupação.

Por: Lígia Mariano

Nenhum comentário:

Postar um comentário