GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quinta-feira, 20 de abril de 2023

DESGOVERNO DO PT

GSI de Lula interage, abre portas e até serve água para vândalos no Planalto

Câmeras mostram atuação do GSI durante ataque dos vândalos

Ministro do GSI também foi filmado no palácio no dia da invasão


Imagens das câmeras de segurança do Palácio do Planalto mostram a atuação de membros do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) do presidente Lula durante a depredação do prédio, em 08 de janeiro. As imagens, divulgadas pelo canal CNN, mostram, inclusive, o ministro Gonçalves Dias, chefe do GSI, circulando pelo palácio.

Um homem, identificado pelo canal como militar do GSI, chega a abrir uma porta para que os vândalos tivessem acesso a uma sala. Instantes depois, os invasores saem bebendo água.

Algumas portas também são abertas por homens identificados como membros do GSI, o que facilitou o trânsito dos baderneiros pelo palácio.

Em um dos momentos, uma pessoa identificada como militar do gabinete observa um dos vândalos carregando um extintor de incêndio. Nada é feito por parte do funcionário.

O canal afirma que são mais de 160 horas de gravação, com imagens registradas por 22 câmeras.


O GSI foi procurado e se posicionou sobre o caso. Veja a nota na íntegra:

A respeito de reportagem veiculada no dia de hoje, sobre os ataques do 8 de janeiro, o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI) esclarece que as imagens mostram a atuação dos agentes de segurança que foi, em um primeiro momento, no sentido de evacuar os quarto e terceiro pisos do Palácio do Planalto, concentrando os manifestantes no segundo andar, onde, após aguardar o reforço do pelotão de choque da PM/DF, foi possível realizar a prisão dos mesmos.

Quanto as afirmações de que agentes do GSI teriam colaborado com os invasores do Palácio do Planalto, informa-se que as condutas de agentes públicos do GSI envolvidos estão sendo apuradas em sede de sindicância investigativa instaurada no âmbito deste Ministério e se condutas irregulares forem comprovadas, os respectivos autores serão responsabilizados.

Cabe ainda ressaltar que as imagens de câmeras de segurança do Palácio do Planalto, gravadas no dia 8 de janeiro, fazem parte de Inquérito Policial instaurado no âmbito do STF, e o GSI não autorizou ou liberou qualquer imagem que não fosse destinada aos órgãos investigativos responsáveis, tendo em vista a proteção do sigilo do inquérito, previsto no art. 20 do Código de Processo Penal.  

Assessoria de Comunicação Social do GSI/PR

Brasília, DF, 19 de abril de 2023.

Rodrigo Vilela




Nenhum comentário:

Postar um comentário