GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sexta-feira, 21 de abril de 2023

GREVE

Metroviários decretam estado de greve no metrô do Recife 

Foto: Annaclarice Almeida/D.P

Após Assembleia realizada, nesta quinta-feira (20), o Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) decidiu entrar em estado de greve por um período de 30 dias. A decisão foi através de votação na Estação Central do Metrô do Recife, onde aconteceu a mobilização. Insatisfeita, a categoria cobra a retirada da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) do Plano Nacional de Desestatização (PND). Essa tinha sido uma das promessas do presidente Luis Inácio Lula da Silva, que ainda não foi cumprida, de acordo com os sindicalistas, nesses primeiros 100 dias de governo. O governo federal já retirou oito empresas da lista de privatização, contudo a CBTU permanece.

O temor dos metroviários é que aconteça o que houve em Belo Horizonte. Na capital mineira, houve a privatização do metrô, seguida de demissões. “Estamos mobilizados e queremos que o governo federal retire a CBTU do PND. Isso é tão importante para a categoria quanto para a população do Grande Recife, que utiliza o metrô. Defendemos um transporte de qualidade, uma estatal federal e com tarifa social”, afirmou o presidente do Sindmetro-PE, Luiz Soares. Como tarifa social, o sindicato entende um bilhete a no máximo R$ 2, que teria de ser subsidiado pela União. Calcula-se que o Metrô do Recife precise de cerca de R$ 2 bilhões para voltar a funcionar razoavelmente. Além disso, a categoria também pediu por um plano de recuperação do Metrô do Recife, que foi proposto pelo atual Governo Federal, mas sem avanços até o momento.
 
O estado de Pernambuco chegou a encomendar ao Ministério da Economia da gestão passada um estudo sobre a concessão do modal à iniciativa privada, após muita resistência da categoria, a ideia foi abandonada, no ano passado, mesmo com aval federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário