GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quinta-feira, 27 de abril de 2023

LULA PUXA SACO CHINÊS

Movimento chama Lula de ‘tchutchuca do Xi Jinping’

Faixa do movimento Democracia Sem Fronteiras, em Brasília. Foto: DSF Brasil


Governo não pode apoiar governos autoritários, diz o Democracia Sem Fronteiras


Nesta quarta-feira (26), o movimento Democracia Sem Fronteiras (DSF) Brasil instalou uma faixa em frente ao Congresso Nacional com a frase “Lula tchutchuca do Xi Jinping”. O protesto decorre das declarações do presidente Lula (PT) sobre a guerra na Ucrânia, que responsabilizou “os dois envolvidos” apesar da invasão russa, além de diversos acordos fechados entre o Brasil e o governo chinês, liderado por Xi Jinping, o principal aliado da Rússia na guerra.

“As alianças que o atual presidente vem fazendo não reforçam o pensamento de boa parte da população brasileira, que vê de longe a criação de um cenário de tensão com Estados Unidos e União Europeia. De fato, a China é nosso maior parceiro comercial, entretanto, o governo brasileiro deve de todas as formas demonstrar não apoiar governos autoritários como o chinês e defender o Estado Democrático de Direito. O que vem acontecendo é justamente o inverso”, observa o DSF Brasil em comunicado.

O grupo explica o uso de “tchutchuca: mostra que, cada vez mais, o Brasil vem cedendo às vontade do presidente chinês Xi Jinping e do Partido Comunista Chinês. O DSF Brasil também destacou a fala de Lula, nesta quarta-feira (26), durante a coletiva de imprensa em Madri ao lado do primeiro-ministro da Espanha Pedro Sánchez, em que o presidente brasileiro elogiou a atuação da China.

“A China já é a segunda economia mundial e provavelmente nos próximos anos será a primeira do mundo. Com uma diferença [para os EUA], faz muitos anos que a China não faz guerra”, disse Lula.

Para o DSF, o governo brasileiro está se alinhando a conceitos de governos autoritários numa confusa e incoerentemente posição que em nada se compromete em denunciar as violações contra os direitos humanos cometidas por governos autoritários. Sendo esse um assunto que está em grande evidência no cenário político internacional, principalmente, em relação às denúncias que a China recebe de instituições internacionais.

Tiago Vasconcelos

Nenhum comentário:

Postar um comentário