GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

domingo, 23 de abril de 2023

MILITARES DO GSI ENVOLVIDOS NO 8 DE JANEIRO

Conheça os 10 militares do GSI identificados nas imagens

Manifestação em Brasília no último dia 8 de janeiro Foto: EFE/ Andre Borges


A Polícia Federal ouviu oito deles neste domingo para investigar as invasões de 8 de janeiro



O ministro interino do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Ricardo Cappelli, respondeu a exigência feita pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e enviou a lista com os nomes de todos os servidores do governo que aparecem nas imagens do dia 8 de janeiro gravadas no interior do Palácio do Planalto.

Da lista enviada, apenas o ex-ministro do GSI, general Gonçalves Dias, já prestou depoimento à Polícia Federal. Neste domingo (23), outros oito militares foram ouvidos na sede da PF.

Entre os militares que aparecem nas imagens estava o capitão José Eduardo Natale de Paula Pereira. É ele que distribui água aos invasores. Enquanto G. Dias era aliado do presidente Lula, José Eduardo já havia trabalhado na equipe de viagens do ex-presidente Jair Bolsonaro e do ex-vice-presidente Hamilton Mourão. Logo após a invasão do planalto, o militar foi afastado do cargo por G. Dias.

O general Carlos Feitosa Rodrigues também aparece na lista, durante o governo de Jair Bolsonaro, ele ocupava o cargo de secretário de Segurança e Coordenação Presidencial no gabinete. Em 23 de janeiro, ele deixou o cargo e foi substituído pelo general Marcius Cardoso Netto.

O coronel Wanderli Baptista da Silva Júnior, ex-comandante do 4º Batalhão de Polícia do Exército, tem uma carreira brilhante nas Forças Armadas, sendo até mesmo homenageado com o título de “Cidadão do Recife”.

O coronel Alexandre Santos de Amorim também aparece nas imagens. Ele é ex-coordenador de Avaliações de Risco do GSI, foi ele quem avaliou, segundo o general Gustavo Henrique Dutra, que havia riscos de violência nos atos de 8 de janeiro.

O coronel André Luiz Garcia Furtado trabalhou com os militares da Presidência entre 2009 e 2011, em 2020 foi nomeado como coordenador-geral de Segurança de Instalações.

O tenente coronel Alex Marcos Barbosa Santos está no GSI desde agosto de 2019 e trabalhava na segurança presidencial, inclusive, teve seus serviços reconhecidos pelo general Augusto Heleno, ex-ministro do GSI.

Quem também será ouvido pela PF será o tenente coronel do Corpo de Bombeiros Marcus Vinicius Braz de Camargo que foi nomeado este ano para o GSI sendo chefe da Assessoria Especial Parlamentar.

O capital Adilson Rodrigues da Silva também foi identificado, ele é responsável pela seção de processos administrativos da coordenação-geral de segurança das instalações do Departamento de Segurança Presidencial.

Por último foi identificado o sargento da Aeronáutica Laércio da Costa Júnior, que era um dos dos encarregados de Segurança de Instalações do Palácio do Planalto.

Leiliane Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário