GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

terça-feira, 9 de maio de 2023

COBRANÇA DOS PROFESSORES

Professores da rede estadual se reúnem para cobrar reajuste do salário

O que ficou decidido durante reunião vai ser debatido em assembleia na manhã desta terça-feira (9) (Foto: Taylline Barret/DP)


O Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe) convocou nesta segunda-feira (8) a categoria dos profissionais da educação da rede estadual de ensino para uma vigília enquanto aguardavam a mesa de negociação que aconteceu na sede da Secretaria da Administração, na Zona Sul do Recife. O movimento faz parte da campanha salarial educacional de 2023 e exige do Governo de 
Pernambuco o reajuste do Piso Salarial do Magistério para toda carreira da educação pública estadual, que neste ano é de 14,95%. Isso significa que o aumento precisa chegar para todos os profissionais, não apenas para aqueles que recebem abaixo do piso, incluindo os aposentados. 

O Sindicato, alegou que no dia 14 de abril, a Secretaria de Educação propôs reajustar o Piso Salarial apenas para aqueles professores e professoras que estão abaixo do valor do atual que é de R$ 4.420,55, o que atingiria uma mínima parte dos professores concursados e deixaria de fora aqueles que estão em sala de aula há mais tempo. Ainda segundo eles, o reajuste viria em parcelas e somente a partir de outubro. Além disso, os aposentados e funcionários da Secretaria de Educação também estavam descobertos. 

“O governo ofereceu o reajuste apenas para seis mil efetivos, deixando de fora 53 mil trabalhadores. É uma proposta que divide e exclui a maior parte da categoria”, declarou Ivete Caetano, presidente do Sintepe. 

“A nossa luta não é só pelo piso, porque o piso não chega a todos. Nossa luta é para que o piso repercuta na carreira, que os 14,95% atinja todos aqueles que estão acima do valor do piso atual. Se não repercutir na carreira, ele só incide em quem está abaixo dele, então, um percentual enorme de analistas administrativos, professores e professoras, ativos e aposentados que estão acima do piso ficarão de fora”, detalhou a professora Cintia Sales, diretora de formação política do Sintepe.

Participaram da reunião, além do Sintepe, membros da Secretaria de Educação e de Administração e outros sindicatos. No entanto, o que ficou decidido durante reunião vai ser debatido em assembleia na manhã desta terça-feira (9). “Vamos avaliar a negociação e traçar os próximos passos que a luta vai ter que fazer para garantir piso, carreira para todos e todas e também a valorização profissional”, comentou a presidente.

A semana terá uma intensa agenda de mobilizações. Na quarta e quinta-feira (10 e 11), o Sintepe participará de um seminário com outros sindicatos da educação pública para tratar do monitoramento do uso dos recursos do Fundeb. Já na sexta-feira (12), às 14h, no Auditório G2, da Unicap, será realizado mais um debate, dessa vez sobre a Antirreforma do Novo Ensino Médio (NEM), lançando o Comitê contra a Antirreforma do NEM. Neste dia, a senadora Teresa Leitão e o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Heleno Araújo também estarão presentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário