GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sábado, 20 de maio de 2023

CONSTRUÇÃO DE NOVA CRECHE

Nova creche na Ilha do Joaneiro será construída, no Recife

Foto: Edson Holanda/Prefeitura do Recife

A ampliação da oferta de vagas em creches é um dos principais compromissos da Prefeitura do Recife, que tem realizado ações concretas para transformar a realidade do ensino na cidade. Desde o início da gestão, em 2021, a capital pernambucana já ampliou  em 3.116 o número de vagas nesta etapa de ensino, o que representa um crescimento de 48% na quantidade já ofertada na Rede Municipal do Recife, saltando de 6,5 mil para 9,6 mil atualmente. E esse número vai aumentar ainda mais. No final da tarde desta sexta-feira (19), o prefeito João Campos assinou a ordem de serviço para o início das obras da construção da Creche Escola Amadeu Clementino, na Ilha do Joaneiro, no bairro do Torreão, zona norte da cidade. 
 
"Aqui na Ilha do Joaneiro, ainda durante a campanha, assumimos esse compromisso de construir uma creche para a comunidade. E, agora, a gente pode voltar e ver que, o que a gente sonhou e o que a comunidade cobrou, está saindo do papel. E esta é uma semana muito importante, porque atingimos a marca de 3 mil novas vagas de creches abertas na nossa cidade nos últimos dois anos. Quando nós prometemos dobrar o número de vagas em creches, muita gente achou que era uma conversa pra boi dormir, assim como muita gente duvidou que a gente ia fazer essa creche aqui. Todos dizem que a educação é prioridade. Mas, nem todos fazem da educação uma prioridade, como nós estamos fazendo aqui no Recife. São 100 obras simultâneas na educação da nossa cidade. Além disso, estamos finalizando o maior concurso público da história da educação da cidade, com 1 mil vagas para professores - um grande reforço para a formação das nossas crianças e jovens", destacou João Campos, ao lembrar que a nova unidade de ensino é um sonho antigo da comunidade e um dos principais compromissos assumidos, ainda durante a campanha, com os moradores da Ilha do Joaneiro. 

Com investimentos na ordem de R$ 2 milhões e com a oferta de mais de 250 novas vagas para a educação infantil, a Creche Municipal da Ilha do Joaneiro será construída na Rua Professor Othon Paraíso e contará com uma estrutura composta por doze salas de aula, contemplando turmas do berçário ao grupo V, diretoria, secretaria, sala dos professores, refeitório, pátio, banheiros, lactário, área de convivência e playground. "Toda essa estrutura vai proporcionar um ambiente moderno e confortável para as nossas crianças. Os espaços são pensados exclusivamente para esta faixa etária e adequados para uma melhor aprendizagem", diz o secretário de Educação do Recife, Fred Amancio. 

A pensionista Albaneide Gomes, conhecida como Dona Bainha, de 74 anos, era casada com Amadeu Clementino, que dá nome a futura nova creche. Ela agradeceu a homenagem da Prefeitura do Recife ao companheiro já falecido. "Meu marido, eu e outras pessoas fundamos uma associação para defender as comunidades daqui, foram muitos anos de luta. E, hoje, eu estou muito feliz. Essa creche era um sonho nosso. Eu nem esperava que fosse feita, mas como o Prefeito garantiu e está mostrando que vai fazer, estou muito alegre". Dona Bainha nasceu na casa em que mora até hoje na Ilha do Joaneiro.

Para a autônoma Maria Luíza do Nascimento, de 19 anos, moradora da Ilha do Joaneiro, uma nova creche no bairro vai ser positiva para toda a comunidade e para ela mesma, já que tem uma filha pequena. "Essa construção é muito importante, porque não temos nenhuma creche aqui ainda. Vai ser muito bom ter uma creche perto de casa, perto de tudo. A gente vai ter confiança em deixar os filhos numa creche da Prefeitura e a gente vai trabalhar com tranquilidade", comentou ela.

A construção da nova unidade infantil faz parte do Infância na Creche, programa que representa o maior investimento na educação infantil da história da educação do Recife. A meta é criar 7 mil novas vagas até o final de 2014 e, para isto, estão sendo investidos cerca de R$ 150 milhões em um grande pacote de obras para a construção e ampliação de unidades de ensino em toda a cidade. O Infância na Creche envolve quatro eixos: construção de novas unidades; ampliação de unidades já existentes na Rede Municipal de Ensino do Recife; creches em parceria com instituições sem fins lucrativos; e a construção de unidades em regime de Parceria Público-Privada (PPP).

DP

Nenhum comentário:

Postar um comentário