GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

segunda-feira, 29 de maio de 2023

CPI DO MST

PL denuncia ataques de deputada do PSOL no Conselho de Ética

Sessão de ontem da CPI teve confusão entre Petrone (e) e Salles (d). Foto: YouTube/Câmara


Para o partido, Talíria Petrone ofendeu o relator da CPI do MST, deputado Ricardo Salles: "evidencia grosseria, truculência e desrespeito", diz a denúncia


O Partido Liberal (PL) apresentou representação ao Conselho de Ética da Câmara do Deputados contra a deputada federal Talíria Petrone (Psol-RJ), por ataques feitos nesta quinta-feira (25) contra o deputado Ricardo Salles (PL-SP), relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga o MST.

Para o partido, Talíria Petrone ofendeu o relator da CPI do MST, deputado Ricardo Salles: “evidencia grosseria, truculência e desrespeito”, diz a denúncia.

Segundo o documento, a deputada do Psol quebrou o decoro parlamentar após ataques e ofensas a Salles durante a sessão da CPI. Petrone teria ferido cinco artigos da Constituição e do Código de Ética da Câmara, diz o PL. (Veja abaixo a íntegra do documento). A representação destaca uma fala da deputada:

“Tratar de fatos, e o fato é que o Relator desta Comissão é acusado de fraudar mapas, tem relação com o garimpo ilegal, na época em que era Ministro do Meio Ambiente, foi reportado sobre madeira ilegal, ele nem ligou porque não defende o meio ambiente, então contra fatos não há argumentos. É acusado, e este parlamento vai … que o senhor é acusado … E olha que eu nem chamei de bandido, nem de marginal…”

O pedido para abertura de processo contra a deputada psolista afirma que a “conduta da parlamentar passa longe do esperado de um agente legislativo. Evidencia grosseria, truculência e desrespeito contra o Relator, causando transtornos e até mesmo a interrupção da reunião da Comissão”. A CPI tem sido fonte de dores de cabeça para o governo Lula.

Caso o pedido assinado pelo presidente do PL, Valdemar da Costa Neto, seja julgado procedente, o processo pode culminar na perda de mandato da deputada Talíria Petrone.

Tiago Vasconcelos

Nenhum comentário:

Postar um comentário