GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

domingo, 28 de maio de 2023

ENERGIA

Conta de luz: consumidor terá bandeira verde em junho, sem cobrança de valor adicional

Transmissão de energia elétrica - Foto: Beth Santos/Secretaria Geral PR


Semestre termina sem pagamento adicional na tarifa; Aneel estima que este cenário pode durar até o final de 2023



O consumidor terá bandeira tarifária verde na conta de luz no próximo mês de junho, o que significa que não haverá complemento de cobrança na tarifa. O anúncio foi feito pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) nesta sexta-feira. Com este anúncio, os consumidores completaram o primeiro semestre do ano sem a cobrança do adicional, cenário que permanece inalterado desde abril de 2022.

A bandeira verde sinaliza condições favoráveis de geração de energia. Ela é válida para todos os consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional – a malha de transmissão de energia que cobre quase todo o território brasileiro e conecta as usinas aos consumidores.

Segundo estimativa da Aneel, é provável que a bandeira verde permaneça durante todo este ano. Ela reflete a melhoria dos níveis dos reservatórios das hidrelétricas, que foram beneficiados com o período de chuvas. O nível de armazenamento dos reservatórios atingiu 87% em média no início do período seco. Com isso, há condições favoráveis para a produção de energia no país.

As bandeiras verde, amarela ou vermelha, que incidem na tarifa, indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração de eletricidade. O sistema, implantado em 2015, é uma forma de apresentar um custo que já estava na conta de energia, mas que geralmente passava despercebido aos consumidores. O mecanismo trouxe mais transparência aos valores cobrados.


Por Agência O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário