GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

domingo, 21 de maio de 2023

GRIPE AVIÁRIA

Após infecção em ave, funcionários de parque no ES testam negativo para a doença

Ministério da Saúde informou que dos 33 trabalhadores, apenas um segue em observação por sintomas por conta de sintomas gripais apresentados ao longo da semana



Todos funcionários do Parque da Fazendinha, em Vitória, no Espírito Santo, apresentaram resultados negativos para a gripe aviária. O resultado foi divulgado pelo Ministério da Saúde, neste sábado. Os trabalhadores foram submetidos à testagem depois de o local ter registrado o caso de uma ave com a doença. Das 33 pessoas, somente uma está em observação, por ter apresentado sintomas gripais na última semana.

As amostras dos testes foram transportadas do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) para serem analisadas pelo laboratório da Fiocruz, no Rio de Janeiro. Em nota, a pasta explicou que "o resultado divulgado hoje informa que o caso suspeito teve resultado laboratorial negativo para todos os alvos testados – ou seja, foi descartado para Influenza Aviária (H5N1)".

O MS também afirmou que outros três casos em humanos estão sendo investigados. Um deles, no entanto, também foi descartado. De acordo com o protocolo de vigilância, os pacientes com suspeita que esperam os resultados laboratoriais foram isolados e estão sendo monitorados pelos profissionais de saúde.

 Nesta terça-feira, uma ave marinha da espécie Trinta-réis-bando foi encontrada caída no chão do parque municipal. O lugar foi fechado e teve a visitação do público suspensa. Na quinta-feira, o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) disse que mais quatro aves foram sido identificadas com gripe aviária no estado.

De acordo com o órgão, os animais foram resgatados nas cidades de Vitória, Guarapari, Linhares, no Litoral Norte, e em Nova Venécia, município da Região Noroeste. Duas delas tiveram óbito natural e outras duas precisariam ser sacrificadas.

A influenza aviária - conhecida como “gripe aviária” - é altamente contagiosa e afeta sobretudo aves silvestres e domésticas. Humanos também podem ser infectados pelo vírus, principalmente por contato direto com aves infectadas vivas ou mortas. A doença não é transmitida pelo consumo de carne de aves e nem de ovos.

Por Agência O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário