GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

segunda-feira, 1 de maio de 2023

INDÍGENA MORTO

Indígena ianomâmi é morto com tiro na cabeça; outros 2 ficam feridos

Foto: Reprodução/Twitter

Um indígena ianomâmi morreu após ter sido atingido com um tiro na cabeça na tarde de sábado (29). Segundo o líder indígena Júnior Hekurari Yanomami, presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena Yanomami e Ye'kuana, os tiros foram disparados por garimpeiros ilegais que invadiram a terra indígena. Outros dois ianomâmis ficaram feridos e foram levados ao Hospital Geral de Boa Vista.
 
 
 
 O indígena assassinado era agente de saúda da Comunidade Uxiú. As três vítimas foram resgatadas pelos profissionais do DIndígeSEI Yanomami, segundo informou Júnior Hekurari em postagem no seu Twitter ainda no sábado. Eles foram transportados em estado grave para a sala vermelha do Centro de Referência Surucucu, onde ficaram aguardando remoção ao Hospital Geral de Boa Vista.
 
Neste domingo (30/4), o secretário de Saúde Indígena, Weibe Tapeba, informou que tomou conhecimento do ataque e que está em contato com a ministra Nísia Trindade, a ministra Sônia Guajajara e a presidente da Funai, Joênia Wapichana, para tratar do caso. Os ministros da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, e dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, também foram acionados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário