GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

segunda-feira, 22 de maio de 2023

MAIS MENTIRAS DO PT

Orquestrado? Perfis pró-Lula postam fake sobre economia

“Choquei” desinforma seus seguidores Foto: Reprodução


Juntos, quatro perfis desinformaram mais de 50 milhões de pessoas



Quatro perfis de fofoca que atuam pró-governo Lula compartilharam notícias falsas sobre a economia do país para beneficiarem o atual presidente.

As páginas Choquei, Alfinetei, PopTime e UpdateCharts, que juntas somam aproximadamente 50 milhões de seguidores, desinformaram sobre a redução da desigualdade social no país.

As publicações postadas no começo do mês traziam textos semelhantes, agradecendo ao presidente Lula por um número referente ao governo de Jair Bolsonaro que, com a entrega da Auxílio Brasil de R$ 600, conseguiu reduzir a desigualdade no país no ano de 2022.

O PopTime escreveu: “HISTÓRICO: Pela 1ª vez em 10 anos, a desigualdade no Brasil CAIU para o MENOR NÍVEL, com as mudanças aplicadas pelo governo Lula”.

Já o perfil Choquei declarou: “AGORA: Pela primeira vez em uma década, a desigualdade no Brasil caiu para o menor nível, com o auxílio de R$600 do governo Lula e a melhora do mercado de trabalho”.

Pelo alcance desses perfis, outros também começaram a divulgar a notícia falsa. Os usuários denunciaram, mas mesmo assim o conteúdo ficou no ar até que as postagens foram apagadas.

ENTENDA A PESQUISA DO IBGE
O dado sobre a queda da desigualdade foi divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no dia 11 de maio, referente ao índice de Gini, número que mede a desigualdade de renda.

De acordo com esse índice, o rendimento médio mensal domiciliar per capita caiu em 2022, atingindo a marca de 0,518, o menor da série histórica. Pela análise, quanto maior o Gini, maior a desigualdade, mas o Auxílio Brasil fez com que o número caísse.

Em nota, a analista do IBGE Alessandra Brito explica quais foram os pontos que contribuíram para a redução da desigualdade:

– A queda brusca dessa razão para o menor patamar da série histórica reflete um pouco tudo que observamos. Muitas pessoas voltaram para o mercado de trabalho, os muito pobres estão recebendo um auxílio que se compara ao auxílio emergencial em valor, e o 1% mais rico teve uma pequena redução no rendimento.

Pleno.News 

Nenhum comentário:

Postar um comentário