GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sábado, 20 de maio de 2023

TRANSNORDESTINA

Governo Federal garante construção da Transnordestina em Pernambuco

Decisão foi comunicada durante reunião com a governadora Raquel Lyra (Miva Filho/Secom)


Após ser retirado do projeto original pelo governo Bolsonaro durante o final do ano passado, o ramal Salgueiro-Suape da Transnordestina deverá ser reincluído no traçado da ferrovia. O anúncio foi realizado nesta sexta-feira (19), pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, após reunião com a governadora Raquel Lyra (PSBD). 

Nesta semana, um grupo de deputados federais já havia realizado uma reunião na Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe) para falar sobre a viabilidade da construção do ramal no estado. Na ocasião, a deputada federal Maria Arraes (Solidariedade), adiantou que o assunto estava sendo analisado pelo Governo Federal. 

A fala da parlamentar foi confirmada pelo ministro Renan Filho, que garantiu a reintegração da Transnordestina a Pernambuco. Agora, de acordo com o Governo Federal, será realizada uma série de tratativas com a concessionária responsável pelo projeto da Transnordestina para captar investidores privados para o ramal em Pernambuco, que possui extensão de 206 quilômetros.

“Vamos seguir em busca de investimentos privados. Mas, se não tiver, o presidente Lula já tomou a decisão de incluir o trecho de Salgueiro até Suape no plano de investimentos federais para garantir que a obra ande com recursos públicos. Isso permite que Pernambuco seja inserido na estratégia de desenvolvimento do Nordeste”, afirmou.

O anúncio foi celebrado pela governadora Raquel Lyra. “Essa é uma excelente notícia para Pernambuco. A ferrovia Transnordestina é uma infraestrutura fundamental para a integração e o desenvolvimento do Nordeste, pois integrará nossa região aos quatro cantos do Brasil, intensificando a produção e a competitividade da nossa economia”, destacou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário