GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

segunda-feira, 29 de maio de 2023

PEDRO MENDES AMIGO DOS AMIGOS

 Pedro Mendes, colecionador de amigos


A partida de Pedro Mendes, ex-vereador de Olinda, militante socialista histórico e eduardista convicto, mexeu profundamente com o sentimento do mundo político do Estado, não por ter apenas 59 anos de idade, mas por ser muito querido, quase próximo a uma unanimidade entre os que com ele conviveram.

Pedro era amigo meu distante, não convivi tanto com ele quanto outros colegas, como o jornalista Jair Pereira, que ficou me atualizando sobre o quadro desde o momento em que se deu a morte cerebral. Pereira está na Argentina e foi a ele que recorri para confirmar a notícia tão chocante, assim que soube, na última sexta-feira.

A morte é a única certeza que temos na vida, mas ninguém, por mais fé que tenha na eternidade celestial, está preparado para a sua hora. Rubem Alves, meu cronista preferido, que também já recebeu o chamado de Deus, disse, certa vez, que morte e a vida não são contrárias, são irmãs. A “reverência pela vida” exige que sejamos sábios para permitir que a morte chegue quando a vida deseja ir”, escreveu.

Quem parte, sempre deixa uma enorme saudade, um tremendo vazio. Embora tenha convivido pouco com Pedrinho, terei muita saudade dos momentos com os quais compartilhamos a vida, esse dom de Deus – um carnaval subindo as ladeiras de Olinda, encontros pelo Interior com Eduardo Campos, jantares e almoços políticos, além de alguns chopes tomados em Brasília.

Nem sabia do seu estado de saúde, consequência de um câncer cerebral. A última vez que estivemos juntos – lembro com muita alegria – foi numa palestra que fiz na Câmara de Vereadores de Olinda, há mais ou menos dois anos. Participou ativamente e não deixou transparecer qualquer mudança de seu maravilhoso astral.

Eduardo Campos era um grande amigo de Pedro Mendes, uma amizade verdadeira testemunhada por muitos que com ele conviveram, como o próprio Jair Pereira, Milton Coelho, Evaldo Costa e Marília Arraes. Como eu disse, não era tão próximo, mas amizades verdadeiras não necessitam de muitos encontros semanais ou conversas diárias.

Enquanto a amizade vive em um coração, os verdadeiros amigos jamais se separarão. Pedro Mendes foi um colecionador de amigos verdadeiros e amizade verdadeira não tem preço, porque é construída na base do amor, da compreensão e das memórias feitas ao longo do tempo.

Descanse em paz, Pedrinho! E continue no céu a ampliar sua coleção de amigos.

Largo sorriso 

O adeus a Pedro Mendes está marcado para hoje. O velório começa às nove da matina, no cemitério Morada da Paz, e se estende até às 13 horas, quando seu corpo será cremado numa cerimônia restrita aos familiares. No card do comunicado da sua morte, espalhado pelas redes sociais, estava escrito: “É com muita saudade que comunicamos o falecimento do nosso querido Pedro Mendes. Com a certeza de que onde ele estiver, estará com o seu largo sorriso”.

Solidariedade aos filhos 

Herdeiro político de Eduardo Campos, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), estava muito abalado com a morte de Pedro Mendes. Ontem pela manhã, fez uma visita à família do amigo, prestando solidariedade aos filhos, que residem no bairro do Espinheiro. Estava na companhia dos irmãos Pedro Campos e Maria Eduarda. Além de presidente da Câmara de Olinda, Pedro Mendes foi vice-prefeito de Ipojuca e secretário de Trabalho e Juventude no Governo Eduardo Campos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário