GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sexta-feira, 5 de maio de 2023

PREJUÍZO PARA O TURISMO BRASILEIRO

Novo quer derrubar decreto de Lula sobre visto de turistas

Deputado federal Marcel van Hattem (Novo-RS) Foto: Pablo Valadares/ Câmara dos Deputados


Van Hattem teme prejuízos para o turismo brasileiro após a decisão do governo federal de exigir vistos de turistas vindos dos Estados Unidos, Canadá, Japão e Austrália



O deputado federal Marcel van Hattem (Novo-RS) protocolou, nesta quinta-feira (4), um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) que tem como objetivo sustar a decisão do presidente Lula (PT) de voltar a exigir vistos de turistas vindos dos Estados Unidos, Canadá, Japão e Austrália.

Hattem diz no documento que a decisão do governo federal coloca em risco o emprego e a renda de quem trabalha, de forma direta ou indireta, com o turismo no Brasil.

O parlamentar vai criticar a política de reciprocidade que Lula usa para justificar a mudança. Para o presidente, os vistos no Brasil para cidadãos desses países só serão dispensados se Estados Unidos, Canadá, Japão e Austrália também dispensarem os vistos para os brasileiros.

De acordo com Marcel van Hattem, alguns países que adotam esta política são Cuba, Venezuela e Bolívia. Argentina, Paraguai, Uruguai, Peru e Colômbia são alguns dos vários países que também não adotam a política da reciprocidade.

– Como consequência, boa parte dos turistas norte-americanos que viajam à América do Sul deixavam de visitar o Brasil. No exemplo mais clássico, visitavam as “Cataratas del Iguazú” mas deixavam de conhecer as “Cataratas do Iguaçu”, pois, para tanto, precisariam pagar algo como US$ 160 (aproximadamente R$ 800) para obter um visto brasileiro, além de ter providenciado a documentação com grande antecedência.

O objetivo do PDL 140/2023 é garantir a dispensa de visto para os cidadãos destas quatro nações, para que o setor do Turismo não seja prejudicado.

Leiliane Lopes 

Nenhum comentário:

Postar um comentário