GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sexta-feira, 26 de maio de 2023

SÃO JOÃO 2023

 Ciclo Junino do Recife traz novidades e mais de 800 atrações

Serão mais de 800 atrações em 20 dias de festa com polos descentralizados (Foto: Rafael Vieira/DP Fotos)


Em coletiva de imprensa realizada na manhã desta sexta-feira (26), a Prefeitura da Cidade do Recife anunciou todos os detalhes, atrações e polos que farão parte do ciclo Junino do Recife em 2023, a festa começa a partir do dia 11 de Junho e serão 20 dias de muito forró, xote, baião, coco, ciranda e muito balancê, com tudo que um arraial que se preze tem direito: quadrilha, sanfoneiro, arrasta-pé e alegria pra todo lado. 

Para este ano, além de toda estrutura já existente e conhecida pela população, a prefeitura da cidade preparou uma novidade para dar mais animação a festa e será montado na Avenida Rio Branco, centro da cidade o “Arraial Novo da Rio Branco” que vai se instalar no bairro recifense, com sala de reboco, cidade cenográfica e barraquinhas. Sempre movido ao som dos mais genuínos acordes juninos.

Nos palcos a festa será comandada por mais de 800 atrações, entre nomes que são sinônimo animação, como Alceu Valença, Elba Ramalho, Anastácia, Santanna, Petrúcio Amorim, Maciel Melo, Geraldinho Lins, Em Canto e Poesia, Quinteto Violado, Nando Cordel, Novinho da Paraíba, Coco dos Pretos, Ciranda Dengosa, Terezinha do Acordeon, Ciranda Imperial, Bia Marinho, Coco do Juremá, Nádia Maia, Cascabulho, Fim de Feira, Ciranda do Egídio, Assisão, Mestre Ambrósio, Salatiel D’Camarão, Muniz do Arrasta-pé, Família Salustiano, Lia de Itamaracá, Forró na Caixa, Alcymar Monteiro e Mestre Gennaro, além de Tintim por Tintim, Bailinho Kids e Arraialzinho da Fada Magrinha, para garantir o arrasta-pezinho.

A Prefeitura também anunciou os grandes homenageados deste ano. Serão os cantores Jorge de Altinho e Irah Caldeira, nomes já conhecidos nacionalmente que participarão da festa e bastante emocionado Jorge de Altinho falou “Sou nascido em Olinda e fui morar em Altinho com apenas cinco anos, mas ser homenageado e ter o seu trabalho reconhecido na cidade que escolhi para morar, cidade que eu amo e que é a minha cara é muita emoção e eu agradeço de coração esse reconhecimento” disse o cantor.

A cantora Irah Caldeira que é mineira e adotou o Recife há 24 anos falou sobre a emoção de receber essa homenagem: "Eu me sinto extremamente honrada e grata em receber essa homenagem. É um processo de gratidão aflorada que fica até difícil de externar, então eu sinto como um reconhecimento e isso me deixa muito agradecida”, declarou a artista.

Polos e Programação

Os festejos do ciclo Junino estão garantidos. Mas não vai faltar novidade: além do Sítio Trindade sempre presente, o Recife Antigo terá uma estrutura completa para convidar o Recife para dançar. A festa no bairro histórico já começa no dia 11 de junho, com trios pé de serra circulando pelo bairro e espalhando o forró. Até o dia 30, todo dia será de forró naquelas bandas: de segunda a segunda, das 12h às 14h e das 17h às 19h, vai ter trio pé serra na Rio Branco. Nos finais de semana, o balancê será caprichado, com as presenças de quadrilhas juninas e apresentações também na sala de reboco, das 19h até 1h, nas sextas e sábados e das 16h às 21h, aos domingos.
 
No dia 15, outra tradição junina ganha as ruas do Recife Antigo: o Desfile das Bandeiras, que acontece junto com a Caminhada do Forró, arrastando o povo da Rua da Moeda até a Praça do Arsenal, a partir das 17h.
 
No Sítio Trindade, onde todos os recifenses já se acostumaram, na mais autêntica e tradicional celebração junina da capital, a programação também começa no dia 11 de junho, com as eliminatórias do 37° Concurso de Quadrilhas Juninas Adultas. Até o dia 15, um total de 34 grupos desfilarão suas cores e enredos no palhoção, garantindo muita emoção e beleza. 
 
Do dia 16 em diante, a festa continua, enchendo o Sítio do forró. Vai ter programação musical no palco principal e na sala de reboco nos dias 16, 17 e 18, 23, 24 e 25, 28, 29 e 30. Nos finais de semana, das 16h às 19h, o pavilhão do Sítio também terá programação infantil. E durante toda semana também haverá programação. Os dias 21 e 22 também serão muito úteis para quem quiser celebrar a festa e a fé junina, no Festival Comida de Santo e na Procissão dos Santos Juninos. Também nos dias 21 e 22, o palhoção das quadrilhas recebe as finais do concurso adulto. As apresentações do concurso infanto-juvenil serão nos dias 28 e 29.
 
Nos dias 28, 29 e 30 vai ter festa para São Pedro, no Pátio Histórico que leva o nome do santo, no centro da cidade.
E se, por algum motivo, alguém não puder ir até os arraiais do centro e do Sítio, não tem com o que se preocupar: os santos do altar junino vão buscar os recifenses perto de casa. A programação descentralizada, que é marca registrada dos ciclos festivos na cidade, vai espalhar apresentações por dez bairros. Nos dias 23 e 24, Lagoa do Araçá, Barro, Totó, Campo Grande e Cordeiro festejam São João. E nos dias 29 e 30, arrastam pé Brasília Teimosa, Bongi, Ibura, Vila Tamandaré e Poço da Panela, em honra e graça a São Pedro. Ou seja, serão vinte dias com uma programação completa para santo nenhum botar defeito.
 
Confira a programação completa do Ciclo Junino do Recife 2023
 
De 11 a 30 de junho
Na Avenida Rio Branco, Sítio Trindade e Pátio de São Pedro 

Avenida Rio Branco
 
Dias 11, 18 e 25 de junho (domingos) – Quadrilhas, trios itinerantes/atrações na Sala de Reboco, das 10h às 14h/16h às 21h
Dias 12, 13, 14 e 15, 19, 20, 21 e 22, 26, 27, 28 e 29 de junho (segunda a quinta-feira) - Trios pé de serra itinerantes pelo bairro, das 12h às 14h e das 17h às 19h
Dias 16, 23 e 30 de junho (sextas) – Trios itinerantes/atrações na Sala de Reboco, das 12h às 19h/19h até 1h
Dias 17 e 24 de junho (sábados) – Quadrilhas, trios itinerantes/atrações na Sala de Reboco, das 12h às 19h/19h até 1h
Dia 15 de junho (quinta-feira) - Caminhada do Forró e Desfile das Bandeiras, da Rua da Moeda até a Praça do Arsenal), a partir das 17h 

Sítio da Trindade
 
Dias 11 a 15 de junho (domingo a quinta-feira) - Eliminatórias do 37º Concurso de Quadrilhas Juninas Adultas
Dias 16, 23 e 30 de junho (sextas) - Programação no palco e na sala de reboco, a partir das 18h
Dias 17 e 18, 23, 24 e 25 de junho (sexta, sábados e domingos) - Programação infantil do pavilhão das quadrilhas, a partir das 16h, e programação no palco e na sala de reboco, a partir das 18h
Dias 21 e 22 de junho (quarta e quinta-feira) - Finais do 37º Concurso de Quadrilhas Juninas Adultas, a partir das 20h
Dia 21 de junho (quarta-feira) - Festival Comida de Santo, a partir das 20h
Dia 22 de junho - Procissão dos Santos Juninos, a partir das 16h, do Morro da Conceição ao Sítio Trindade
Dias 28 e 29 de junho (quarta e quinta-feira) - Programação no palco e na sala de reboco, a partir das 18h, e 19° Concurso de Quadrilhas Juninas Infantojuvenis, a partir das 20h 

Pátio de São Pedro
  
Dias 28, 29 e 30 - Programação no palco, das 17h até 1h 

Polos Descentralizados
 
Dias 23 e 24 de junho - Lagoa do Araçá, Barro, Totó, Campo Grande e Cordeiro
Dias 29 e 30 de junho - Brasília Teimosa, Bongi, Ibura, Vila Tamandaré e Poço da Panela

Nenhum comentário:

Postar um comentário