GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quarta-feira, 24 de maio de 2023

SAÚDE

Pernambuco registra terceiro caso de "superfungo" Candida auris

Fungo Candida auris - Foto: Reprodução


Homem que recebeu o diagnóstico está internado em unidade hospitalar particular



Um terceiro caso do superfungo Candida auris (C.Auris) no Estado foi confirmado nesta terça-feira (23), pela Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE). O diagnóstico do paciente, um homem de 66 anos, foi feito laboratorialmente e ele segue internado em um hospital da rede particular, no Recife.

Na semana passada, dois homens, de 48 e 77 anos, foram detectados com o superfungo. Ambos estão internados, sendo um para tratamento no Hospital Miguel Arraes, enquanto o outro está no Tricentenário, ambos localizados na Região Metropolitana do Recife, respectivmente em Paulista e Olinda. Seus nomes não foram divulgados. 

Mais cedo nesta terça-feira, a SES-PE confirmou que o paciente que se encontra no Hospital Miguel Arraes teria circulado por diversas áreas da unidade de saúde que, por conta disso, precisou ser isolada. Segundo a secretaria, no momento, estão sendo realizadas a busca e a investigação diagnóstica de todas as pessoas que estiveram nos mesmos espaços de internamento com os doentes registrados na última semana.

Em nota, a secretaria também reforçou que segue realizando o monitoramento da Cândida auris no Estado e implementando de forma articulada, com a Central de Regulação de Leitos e a Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Anvisa), as ações para controlar e evitar a propagação do fungo.

Também está sendo investigado se os casos são originários das unidades hospitalares ou se a colonização do fungo ocorreu em ambientes extra-hospitalares.

Candida auris
O Candida auris é de difícil diagnóstico e recebeu o nome de superfungo por ser resistente a praticamente todos os medicamentos.

Apesar de a espécie sobreviver por meses em superfícies, sua transmissão só se dá pelo contato direto com pessoas infectadas ou com objetos.  Ela é considerada uma grave ameaça à saúde global, pois pode causar infecções invasivas, graves e associadas à alta mortalidade, podendo apresentar características de multirresistência e levar à ocorrência de surtos em serviços de saúde.

A espécie é capaz também de infectar o sangue, levando a casos agressivos e muitas vezes letais. Além disso, acomete em geral pacientes graves, que permanecem por longos períodos em unidades intensivas de tratamento. Dos 18 casos identificados até agora no Brasil, dois resultaram em morte.

Segundo a SES-PE, o mecanismo de transmissão da C. auris dentro dos serviços de saúde ainda não é totalmente conhecido. Por isso, é fundamental reforçar as medidas de prevenção e controle, com ênfase na higiene das mãos e limpeza e desinfecção do ambiente e equipamentos.


Por Portal Folha de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário