GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quarta-feira, 31 de maio de 2023

SUPERFUNGO

Dois novos casos para Candida auris são confirmados em Pernambuco

Foto: Divulgação.


Mais dois novos casos do superfungo Candida auris foram confirmados pelo Governo de Pernambuco, nesta terça-feira (30), entre eles, a primeira mulher positivada para o patógeno, uma idosa de 70 anos. O outro confirmado é um homem de 51 anos. Os dois s pacientes estavam internados em decorrência de outras doenças.

 A mulher está no Hospital Miguel Arraes, em Paulista, desde o dia 14 de, por causa de uma lesão infeccionada no pé. Ela chegou a ter alta, em 23 de maio. Por ter tido contato com um caso positivo para o superfungo, no próprio hospital, a idosa foi submetida a uma testagem, na qual se constatou o resultado positivo para o Candida auris.
 
O homem de 51 anos, por sua vez, está internado desde outubro de 2016 no Hospital Tricentenário, em Olinda. O paciente possui histórico de AVC e quadro convulsivo. A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) afirmou que o homem possui quadro de alta clínica, contudo "segue internado devido ao seu contexto social". Não foi explicado, contudo, qual seria esse contexto.
 
O Hospital Miguel Arraes está fechado para novas internações, devido a protocolo de saúde do estado para evitar a propagação do superfungo. A unidade de saúde está atendendo apenas casos de urgência. Os demais sendo encaminhados para outras unidades. Já o Hospital Tricentenário está apenas com uma área interditada. Dois dos seis casos confirmados para o Candida auris já receberam altas hospitalares.
 
Pernambuco teve, no ano passado, um surto hospitalar do superfungo, com mais de 40 casos.

DP

Nenhum comentário:

Postar um comentário