GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

terça-feira, 15 de agosto de 2023

CAUSA DO APAGÃO

Apagão foi causado por ‘ocorrência’ em rede nacional e religamento já foi iniciado, dizem ministério e ONS




O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou, em nota, na manhã de hoje, que o apagão elétrico que afetou pelo menos 18 estados e o Distrito Federal foi causado por uma “ocorrência na rede de operação”.

Segundo a nota, o problema interrompeu a transmissão de 16 mil megawatts (MW) de carga, o que levou à falta de energia em estados do Norte, do Nordeste e do Sudeste.

Há relatos também de falta de energia nas regiões Sul (SC e PR) e Centro-Oeste (DF e MS). Essas regiões não são citadas na nota da ONS. Até as 9h16, ainda de acordo com o operador nacional, 6 mil MW já tinham sido recompostos. As causas do problema ainda são apuradas.

Também em nota, o Ministério de Minas e Energia reafirmou as informações do ONS e declarou que o ministro Alexandre Silveira determinou a criação de uma “sala de situação” para monitorar o caso.

Silveira está em Assunção, no Paraguai, onde acompanha o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na posse do novo presidente do Paraguai, Santiago Peña. Brasil e Paraguai compartilham a gestão da usina hidrelétrica de Itaipu, na fronteira entre os países.

Nenhum comentário:

Postar um comentário